Carro elétrico não é tudo igual: Entenda a diferença entre esses 5 tipos!

Os carros híbridos e elétricos surgiram como uma alternativa mais sustentável de locomoção. Confira aqui!

É sabido por todo mundo que a maioria dos carros, desde a invenção do motor, utiliza o combustível fóssil para gerar energia e conseguir movimentar-se. A gasolina, combustível utilizado por grande parte dos carros, é oriunda do petróleo. O petróleo, por sua vez, nada mais é do que matéria orgânica e biológica em decomposição, sofrendo alta pressão do solo por milhares de anos com o transcorrer da história geológica do planeta.

No entanto, com o avanço da ciência, a sociedade passou a perceber que o petróleo é uma energia não renovável: depois que extraímos todo o petróleo do planeta, essa matéria passará a não existir mais e não será reposto com velocidade suficiente. Em vista disso, visando diminuir os impactos do combustível na atmosfera, e levando-se em conta que a gasolina não é sustentável em vários aspectos, surgiram os carros elétricos e híbridos.

Nesse sentido, com a finalidade de te mostrar um pouco como funcionam esses veículos elétricos e híbridos que não utilizam o petróleo, separamos alguns modelos que você precisa conhecer. Confere aqui os tipos de carros elétricos e como eles funcionam!

LEIA MAIS: Esses são os 5 carros elétricos mais baratos do Brasil – veja os valores!

Tipos de carros elétricos e como funcionam

Carro híbrido (HEV)

Inicialmente, é importante ressaltar que os carros híbridos são veículos que fazem uso de um motor a gasolina ou a diesel e também um motor elétrico. O motor elétrico consegue trabalhar de forma independente ou até mesmo em conjunto, dependendo das necessidades do momento. Em vista disso, é importante enfatizar que nos carros híbridos, a bateria que alimenta o motor elétrico do carro é recarregada tanto através do motor a combustão quanto pelo próprio processo de frenagem regenerativa. Por conta disso, esse tipo de veículo tem a característica de nunca precisar ser realmente recarregado através de uma fonte externa de energia.

Carro híbrido plug-in (PHEV)

O carro híbrido plug-in é um tipo de carro elétrico que é uma evolução do híbrido total. Esse veículo, assim como o HEV, possui um motor que funciona a combustão e um outro motor elétrico que podem funcionar em conjunto ou também de forma completamente independente.

Possui uma bateria maior que a de um híbrido comum e, por esse motivo, não pode ser carregado somente pelo motor a combustão ou pela frenagem regenerativa. Deste modo, precisa ser conectado a uma fonte externa de energia para que veículo consiga desempenhar 100% do seu papel.

Uma outra diferença em relação ao híbrido comum diz respeito às velocidades máximas alcançadas, que são maiores nos modelos híbridos plug-in, além de possuir uma autonomia maior devido à sua bateria de maior capacidade.

Carro híbrido-leve (MHEV)

Os carros híbridos-leve são veículos recentes quando o assunto é eletrificação automotiva. Em vista disso, o sistema híbrido-leve utiliza um motor elétrico alimentado por uma pequena bateria, e que fornece auxílio ao funcionamento do motor à combustão. Além disso, é importante destacar que o híbrido-leve possui uma diferença entre o híbrido total e o plug-in, visto que o híbrido-leve não pode funcionar somente com a energia elétrica devido à baixa potência do motor elétrico que é acoplado ao motor de combustão.

Ainda assim, esse trabalho conjunto resulta em maior potência desempenhada pelo veículo, bem como em uma maior economia de combustível.

Carro elétrico puro (EV)

Um carro elétrico, obviamente, difere de um carro híbrido, seja qual modelo for. Isso ocorre porque os carros elétricos são movidos, única e exclusivamente, por uma bateria que alimenta um motor elétrico. Ou seja, um carro elétrico, independente da variação de nome ou denominação, é um carro que não faz uso de motor a combustão para poder locomover-se.

Esses carros geralmente utilizam uma bateria de alta tensão que precisa ser recarregada em pontos específicos de recarga, um carregador ou mesmo na tomada da sua casa, de forma doméstica. Estes carros costumam ser completamente silenciosos, ágeis e muito mais fáceis de dirigir.

LEIA MAIS: Porque alguns carros com GNV explodem? Entenda os motivos!

Carro movido a célula de combustível (FCEV)

Um carro elétrico movido a célula de combustível é um tipo de carro elétrico que consegue gerar efetivamente sua própria fonte de eletricidade para fornecer, portanto, energia para o seu motor. Desse modo, em vez de conectar o veículo a um carregador externo para carregar a sua bateria, esse tipo de veículo faz uso do oxigênio do ar e hidrogênio de um tanque para poder gerar eletricidade em um dispositivo que se chama célula de combustível.

Nessa perspectiva, esse modelo é classificado como um carro que possui emissão zero, no qual o resíduo do escapamento é água, não afetando em nada o meio ambiente.

Você sabia que existiam tantos tipos de carros elétricos no mercado? Continue explorando o Rotas de Viagem para conferir mais conteúdos como este.

Você pode gostar também