Bluetooth ligado por muito tempo pode trazer problemas; entenda!
Caso mantenha o hábito, você estará correndo um grande risco.
O Bluetooth é uma tecnologia de rádio sem fio de curto alcance que permite a comunicação entre aparelhos celulares, principalmente para a transferência de dados como aplicativos, imagens, vídeos e áudios.
Com o aparecimento de novos aplicativos e recursos com essa função, o Bluetooth perdeu um pouco o espaço, mas ainda continua atuante. Entretanto, deixá-lo ligado ininterruptamente no seu celular é bastante arriscado. Continue lendo e saiba o motivo.
Por que você não pode deixar o Bluetooth ligado o tempo todo?
O Bluetooth oferece a grande vantagem de não precisar de conexão de internet para funcionar. Comum em celulares, pode operar também em TVs, fones de ouvido, rádio, impressoras, carros, alto-falantes, etc.
Graças a essa tamanha adaptabilidade e conforto, o Bluetooth apresenta vulnerabilidade, pois se expõe significativamente. Então, uma vez ligado, vira alvo de ataques de hackers. Os hackers enviam mensagens de spam e links maliciosos para baixar um malware, ou seja, um software que rouba informações pessoais.
LEIA MAIS:
- De onde veio o nome Bluetooth? E não tem nada a ver com dentes!
- 20 senhas que te tornam alvo fácil para hackers; veja a lista!
O envio dessas mensagens ou links vêm sob uma forma disfarçada, normalmente persuasiva. Assim, você pode acabar abrindo o conteúdo falso, por ser tão chamativo e incitar bastante curiosidade. Porém, uma vez que você abre a mensagem ou o link, é estabelecida uma conexão imediata dos hackers com o seu aparelho.
No celular o perigo é maior, pois após os links serem abertos, é instalado o malware. Em seguida, os hackers acessam suas conversas em aplicativos de mensagem como o WhatsApp, o Telegram e o SMS. Eles também acessam seus contatos e mandam mensagens ou fazem ligações suspeitas. Além disso, eles podem disseminar suas fotos e vídeos armazenados no aparelho. Em alguns casos, roubam senhas de aplicativos de bancos que você tenha, e com esses dados em mãos, os hackers cometem falsidade ideológica, ou seja, o roubo da sua identidade.
Para acessar seu dispositivo, os hackers só precisam que você tenha o Bluetooth ativado em espaços públicos – até mesmo na rua. Então, a maior dica para você não sofrer esses ataques é não mantê-lo ligado enquanto não estiver utilizando. Caso esteja usando-o, evite mandar informações confidenciais e abrir mensagens estranhas, e também se certifique quanto à identidade do dono do aparelho com quem você está compartilhando dados.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!