Pode usar bicicleta elétrica na chuva? Veja os cuidados necessários!
As bicicletas continuarão funcionando em tempos chuvosos, mas vale a pena seguir algumas dicas.
As bicicletas elétricas são excelentes alternativas para você usar no lugar do carro comum, que vive poluindo o ar com a queima do combustível. No entanto, muitos se questionam se o fator elétrico não seria um problema em dias chuvosos. Assim, embora as bicicletas elétricas sejam construídas para suportar condições difíceis, você ainda deve ter alguns cuidados antes de sair.
Cuidados com a bicicleta elétrica em tempos chuvosos
Considerando que as e-bikes fabricadas nos últimos anos foram projetadas para resistir a um pouco de chuva, você deve tomar alguns cuidados antes de sair para pedalar. Confira quais são eles a seguir!
LEIA MAIS: Bicicletas elétricas precisam de habilitação? Saiba quando ela passa a ser exigida
Use a boa e velha capa de chuva
Se você decidir adquirir uma bicicleta elétrica, é aconselhável equipar-se com acessórios que lhe proporcionem maior proteção e conforto. Devido à rapidez com que a temperatura pode cair quando chove, é uma boa ideia levar itens como capa de chuva, sapatos impermeáveis e até luvas para seus passeios de bicicleta, a depender do local.
Proteja seus bens
Outra opção viável é investir em um acessório impermeável para guardar seus pertences. A maioria dos motociclistas gosta de usar um tipo específico de bolsa, que pode ser levado nos ombros ou nas costas. Qualquer material que possa manter eletrônicos como notebook, celular ou outros dispositivos seguros durante o transporte é bem-vindo.
Tenha para-lamas na sua bicicleta
Ter para-lamas é uma boa ideia porque andar de bicicleta na chuva pode danificar sua bateria eletrônica. Embora possa ser verdade que uma bicicleta elétrica funcione mesmo molhada, você não deve arriscar encharcar a bateria. Algumas partes da bicicleta elétrica precisam de mais proteção.
LEIA TAMBÉM: Conheça as vantagens de se adotar uma bicicleta elétrica já!
Reduza a velocidade
Não espere até o último segundo para frear quando estiver chovendo. Além disso, é aconselhável manter os freios levemente acionados se eles não estiverem funcionando bem.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!