Beber muita água emagrece? Mito ou verdade?
Estudos científicos mostram a relação entre a ingestão de muita água e perda de peso
Se você, em algum momento, fez dieta para emagrecimento, com certeza ouviu a recomendação de tomar muita água. Sem dúvidas, isso é muito importante para a saúde, independente de qualquer coisa. Mas, beber muita água emagrece mesmo? A resposta pode te surpreender!
A água, inegavelmente, é fonte de vida. Ela ajuda a regularizar diversas funções no organismo, interferindo na digestão e absorção de alimentos. Mas, será que ela ajuda também a emagrecer?
Beber muita água emagrece? O que diz a ciência…
Inicialmente, uma das ideias que se tem sobre os efeitos da água sobre o emagrecimento é o gasto das calorias. Para investigar isso, foi feito um estudo envolvendo adultos.
Nele, a ingestão de 500 ml de água mostrou-se eficaz no gasto energético enquanto eles estavam em repouso, ampliando isso em 24%. No entanto, o efeito durou apenas uma hora. Sendo assim, a diferença é praticamente mínima.
LEIA MAIS: 7 fatores mais comuns que provocam dores de cabeça
Ademais, outro estudo demonstrou que o aumento do gasto energético em oito adultos foi maior quando a água estava fria. Mas, por que?
Conforme a pesquisa, o efeito é resultado da maior energia aplicada em igualar a temperatura da água à corporal e na filtragem pelos rins. E, da mesma forma que na experiência anterior, o efeito não durou mais que 60 minutos.
Em suma, há até aumento no gasto de calorias. Porém, a diferença é tão pequena que não dá para afirmar que beber muita água emagrece por isso.
Na prática, 1,5 l de água a mais por dia queimaria, em média, as calorias presentes em uma fatia de pão.
Se beber muita água, sinto menos fome?
A princípio, falar que beber muita água emagrece por encher o estômago até faria sentido. De fato, alguns estudos até confirmam essa teoria, pelo menos, em adultos de meia-idade.
Aqui, as pessoas envolvidas na pesquisa tomavam água antes das refeições. Em 12 semanas, perderam cerca de 2 kg. Porém, o efeito só se notou naqueles mais velhos ou de meia-idade.
Por outro lado, não houve mudança alguma no peso dos adultos mais jovens que participaram do mesmo estudo. Em conclusão, não há comprovação científica de que beber muita água emagrece por reduzir o apetite.
Embora possa ter alguns efeitos, isso não parece resultar necessariamente em mudanças significativas de peso a longo prazo.
Água, sozinha, não é a solução
A verdade é que a água, por si só, não é muito eficaz na regulação do apetite. Uma parte importante de nos sentirmos saciados envolve o nosso estômago. Quando ingerimos alimentos, eles ativam receptores no estômago que desencadeiam a liberação de hormônios que nos indicam que estamos satisfeitos.
No entanto, a água é um líquido e é rapidamente esvaziada do estômago, o que significa que não nos deixa com a sensação de saciedade. Além disso, devido à anatomia do órgão, os líquidos passam facilmente por qualquer alimento semissólido em digestão na parte inferior.
Isso significa que a água pode não prolongar a sensação de saciedade, mesmo se consumida após uma refeição. Então, se você busca maneiras de comer menos e perder peso, beber excesso de água pode não ser a solução ideal.
LEIA TAMBÉM: 4 hábitos divertidos que fortalecem a relação de um casal
No entanto, existem evidências de que quando a água é combinada com outras substâncias, como fibras, sopas ou molhos de vegetais, pode retardar o esvaziamento do estômago, proporcionando uma sensação de saciedade por um período mais longo.
Resumindo, beber muita água não emagrece, mas é uma escolha inteligente para o bem-estar geral e pode ajudar indiretamente na busca por um peso mais saudável.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então continue navegando pelo Rotas de Viagem!