Azia constante? Pode ser sinal de estresse – confira outros sintomas que você nem percebe!
O seu corpo fala, e ouví-lo pode ser a chave para evitar maiores problemas de saúde.
Alguns sintomas de estresse são clássicos: dores de cabeça, queda de cabelo, insônia… Porém, existem alguns sinais que o seu corpo dá que são mais difíceis de serem percebidos. Isso ocorre porque existem outras causas que geralmente são apontadas e, por isso, torna-se mais difícil corrigir os hábitos que lhe causam estresse, já que eles nunca parecem que vão lhe afetar além da esfera psicológica. Entretanto, a fim de entender melhor o funcionamento do seu corpo, confira os sinais corporais de estresse e cansaço extremo:
Sinais corporais de estresse e cansaço
Quando o seu corpo se manifestar, você precisa conhecê-lo o suficiente para tomar as providências necessárias. Por isso, conheça alguns sinais claros de que o seu corpo está submetido à ansiedade, cansaço excessivo ou estresse:
Azia
Você faz uso de antiácidos de venda livre ou precisa beber constantemente chás de gengibre para evitar a azia? O estresse pode ser o principal vilão causador desse desconforto digestivo. O ácido clorídrico é produzido em maior quantidade quando o corpo está submetido a estresse, o que pode dificultar a digestão – pois retarda o esvaziamento do conteúdo gástrico – e causar, além da azia, os gases, inchaço e diarreia.
LEIA MAIS: 4 dicas para você recarregar sua energia física e mental – Confira!
Acne
O cortisol é um hormônio que estimula glândulas cutâneas a produzir mais sebo. Esse óleo pode acumular sujeira e células mortas da pele, obstruindo folículos pilosos e criando um ambiente fértil para a proliferação de microrganismos. Assim, nasce uma espinha. Embora adolescentes estejam mais suscetíveis à formação de espinhas, se você é um adulto e percebe que a acne está se tornando cada vez mais comum em sua pele, é hora de investir em uma consulta com dermatologista e explicar ao médico os fatores de estresse em sua vida.
Flutuações de peso anormais
É normal que o seu peso corporal varie ao longo da vida. Porém, se você sente que está tendo alterações incomuns de peso em um curto espaço de tempo, então pode ser que essa seja a forma do seu corpo de manifestar estresse. Ele desencadeia a liberação do cortisol, que modifica a metabolização e o acúmulo de proteínas, carboidratos e gordura. Por isso, você tende a ganhar mais peso quando está irritado. Se você desconta o estresse e ansiedade com comida, essa mudança tende a ser mais expressiva.
LEIA TAMBÉM: 4 hábitos ruins que detonam o seu sono durante a noite
Urticária
Estresse excessivo faz com que o seu corpo libere altas doses de cortisol, mas não para por aí: a histamina, um tipo de mensageiro químico, faz com que haja uma desregulação nos pequenos vasos sanguíneos e, como consequência, você começa a sofrer com irritações de pele e lesões. Dessa forma, quando sentir os primeiros sintomas, tome um anti-histamínico. Um método natural é colocar uma toalha úmida e fria na região afetada.
Interessado(a) em mais conteúdos como este? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!