As 5 cidades mais ricas em cultura da Europa; veja o ranking!
A Europa tornou-se o berço cultural de muitas obras de arte e espaços históricos.
Ao longo da história, no que se refere à preservação de manuscritos e obras de arte, a Europa passou a abrigar uma quantidade significativa de artes mundialmente reconhecidas, além de possuir muitos patrimônios históricos e culturas diversas. Inclusive, quando paramos para analisar, algumas das maiores atrações culturais e históricas da existência encontram-se na Europa, incluindo o Louvre, em Paris, o Rijksmuseum, em Amsterdã, e o Tate Modern, em Londres.
No entanto, quando o assunto são atrativos culturais, como teatros, museus, casas de shows e bibliotecas, quais são as cidades da Europa que mais oferecem essas experiências? Se você quer conhecer a Europa e saber quais são as cidades europeias mais cultas, confira a seguir a lista elaborada pela Bounce.
5 das cidades mais cultas da Europa
Veneza, Itália
No ranking de cidades mais cultas da Europa, em primeiro lugar encontra-se Veneza. A cidade possui 37,94 museus para cada 100.000 pessoas, o valor mais alto de toda a lista. Além disso, Veneza também possui o maior número de bibliotecas e espaços destinados à produção musical, com 12,77 e 10,45 lugares para cada 100.000 pessoas respectivamente.
Existem muitos pontos turísticos na cidade conhecidos amplamente no mundo todo, como a Basílica de San Marco, apelidada de Igreja de Ouro em razão de suas paredes de mármore, mosaicos de cúpula dourada e altares adornados com diversas pedras raras. A arquitetura bizantina é um dos destaques da cidade, e abriga, por exemplo, o Museu de São Marcos.
Outro ponto turístico amplamente reconhecido é o Palácio de Doge, espaço que acolhe obras de mestres da renascença italianos, como Ticiano, Veronese, Tiepolo e Tintoretto.
LEIA MAIS: Conheça as 11 pontes mais famosas de Veneza, a bela cidade dos canais
Edimburgo, Reino Unido
Nesse ranking, Edimburgo ocupa o segundo lugar de cidade mais culta da Europa. Inclusive, as atrações culturais da cidade foram pesquisadas no Google, somente no ano de 2021, 680.000 vezes.
Ocorre que a capital escocesa possui em seu território uma ampla seleção de museus, casas de eventos musicais e teatros. Além disso, é importante dar ênfase a um dos marcos culturais mais simbólicos da cidade, o Castelo de Edimburgo.
Esse castelo remonta ao século XII e abriga em si as joias que pertenciam à coroa escocesa, três museus militares e diversas exposições. O mais interessante no Castelo de Edimburgo é que, ao subir a Castle Hill em direção à Castle Rock, você está fazendo o mesmo percurso que reis, rainhas e soldados fizeram na história. A cidade também oferece como atração becos subterrâneos que remontam ao período da Peste.
Amsterdã, Holanda
Em terceiro lugar, encontra-se Amsterdã. Nesse sentido, a cada ano, são feitas cerca de 800.000 pesquisas buscando ofertas culturais na cidade, e, incrivelmente, ela oferta 13,75 museus por 100.000 pessoas. Além disso, o Rijksmuseum, um dos museus mais populares de Amsterdã, abriga uma coleção diversa de artes holandesas, que traduzem para a atualidade mais de oito séculos de existência.
Florença, Itália
Em quarto lugar, segundo a lista da Bounce, está Florença, com 22,33 museus por 100.000 pessoas, ao lado de 7,44 teatros e 6,58 bibliotecas. No que se refere às buscas feitas no Google sobre as atrações culturais de Florença, essas atingiram um valor de 159.000. A cidade abriga em seu território um dos museus mais importantes de toda a Itália.
A Galeria Uffizi é um museu de arte conhecido mundialmente, e localiza-se ao lado da Piazza Della Signoria. Existem obras de artes nos museus que datam do século XVIII. A cidade também abriga a Galleria dell’Accademia, local onde se encontra uma das esculturas mais formidáveis de toda a história: David de Michelangelo.
LEIA MAIS: 13 cidades incríveis com canais além de Veneza
Milão, Itália
Ocupando o quinto lugar de cidade mais culta da Europa, encontra-se Milão. Milão possui mais de 100.000 pesquisas relacionadas aos seus pontos turísticos e de lazer anualmente. A cidade possui uma série de espaços voltados à apreciação da música, 6,39 por 100.000 pessoas, e 5,58 museus por 100.000 pessoas. Podemos dizer, também, que muitos dos grandes nomes da ópera italiana e outros cantores de destaque internacional já se apresentaram na ópera La Scala, localizada em Milão.
Esse espaço é altamente cobiçado, e geralmente iniciam-se as apresentações no dia 7 de dezembro, dia de São Ambrose. Além disso, Saint Ambrose também acabou emprestando o seu nome para a Biblioteca Ambrosiana, biblioteca histórica de Milão. Vale enfatizar que essa biblioteca abriga obras famosas da Ilíada e da Ilias Picta.
Caso tenha gostado deste artigo, acesse o Rotas de Viagem e veja muitos outros!