Afinal, com quantos pontos se perde a CNH atualmente? Entenda!
Ainda que não haja um limite fixo, o condutor deve se atentar à quantidade de infrações gravíssimas em um ano
A gente já falou por aqui sobre os erros que podem te fazer perder a CNH, lembra? Mas, sempre “rola” uma dúvida sobre com quantos pontos perde a CNH. Isso te aflige também? Então, vamos te ajudar a desvendar isso de uma vez por todas!
Inicialmente, a lei n°14.071/20 trouxe alterações significativas, entre elas, o limite de pontos permitidos na Carteira Nacional de Habilitação. Só para ter uma ideia, o total passou de 20 para 40 pontos.
LEIA MAIS: 5 maneiras de proteger seus dados do celular de bandidos – e o que fazer se for roubado
Mas, alto lá! Nada de sair por aí cometendo infrações de trânsito! Mais do que se preocupar com quantos pontos perde a CNH, o cuidado maior é com a vida! Por isso, confira as informações e não seja imprudente!
O que mudou em 2021?
A princípio, desde a lei promulgada em 2021, não há um limite fixo para essa pontuação. Na prática, depende do número de infrações gravíssimas cometidas em 12 meses.
Sendo assim, caso não cometa nenhuma infração do tipo, o máximo é 40 pontos. Contudo, cometendo uma, cai para 30 pontos, e, com duas ou mais, volta aos antigos 20 pontos.
No entanto, para quem exerce atividade remunerada, o limite de 40 pontos é constante, mesmo com infrações gravíssimas. Porém, o cuidado com quantos pontos perde a CNH continua, pois ultrapassar esse limite pode levar à suspensão.
E, mais, caso chegue aos 30, a pessoa deve fazer um curso preventivo ao atingir 30 pontos.
Não é só saber com quantos pontos perde a CNH
A verdade é que a infração não incorre apenas na perda de pontos, mas pior: a suspensão do direito de dirigir. Algo que, sem dúvidas, é uma complicação séria.
Em primeiro lugar, o período varia de 6 meses a 1 ano. Mas, o que acontece se reincidir na mesma penalidade? Nestes casos, o tempo pode chegar a 2 anos. Daí, a pontuação é classificada de leve a gravíssima, e cada ponto conta.
LEIA MAIS: TECNOLOGIA: robô chinês impede que carros sejam mal estacionados – Veja em ação!
Será que todas essas condições podem mudar? A princípio, um projeto aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados pode trazer alívio.
Segundo o texto, para quem enfrenta suspensão com mais de 20 pontos, a revisão pode ser uma possibilidade. Contudo, a proposta está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Em suma, navegar pelo sistema de pontuação na CNH pode ser complexo, mas agora você está por dentro das mudanças e das possíveis melhorias. E, sobretudo, entende, finalmente, com quantos pontos perde a CNH.
Portanto, dirija com responsabilidade, esteja atento às leis e evite o labirinto da suspensão da CNH. Seja o mestre do volante, não só pela estrada, mas principalmente pelas regras e respeito à vida!