5 maneiras de proteger seus dados do celular de bandidos – e o que fazer se for roubado

Os tempos mudaram, e perder o celular hoje significa mais do que apenas um prejuízo financeiro. Além do valor do aparelho, os criminosos podem ter acesso a dados bancários e informações pessoais.

O pesadelo de ter o celular roubado ou furtado não se resume apenas à perda do aparelho. Com informações sensíveis à mão, como dados bancários e informações pessoais, é necessário agir rapidamente para proteger-se. Neste texto, traremos dicas práticas sobre o que fazer em caso de roubo e como resguardar seus dados.

Confira as melhores dicas para evitar roubos de dados de celulares

Uma pesquisa realizada pela FGV revela um dado alarmante: cerca de 60 celulares são roubados por hora nas principais capitais do Brasil.

Para muitos brasileiros, ter o celular roubado é uma experiência, infelizmente, comum, com estimativas indicando que metade da população já passou por isso.

Sabendo disso, confira abaixo as melhores dicas para não ter o celular roubado:

1. Utilize biometria ou reconhecimento facial

Ative a biometria ou reconhecimento facial nos aplicativos importantes. Mesmo com a tela desbloqueada, essa medida dificulta o acesso não autorizado aos seus dados.

Adote o reconhecimento facial apenas se a biometria não funcionar bem para você, pois o acesso com o uso da face pode ser mais facilmente burlado.

2. Invista em um seguro para celular

Contratar um seguro para equipamentos portáteis oferece tranquilidade, cobrindo não apenas celulares, mas também outros dispositivos. Essa é uma maneira inteligente de proteger seus bens.

3. Evite mexer no celular enquanto caminha

Evite mexer no celular enquanto caminha na rua. Esse hábito pode atrair a atenção de criminosos. Se precisar usar o celular, procure um lugar calmo e seguro.

4. Reforce a autenticação de dois fatores

Mantenha a autenticação de dois fatores ativada em aplicativos importantes. Isso adiciona camadas extras de segurança, utilizando códigos PIN, biometria ou reconhecimento facial.

5. Configure o bloqueio automático de tela

Configure o bloqueio automático da tela para evitar acesso não autorizado. Alguns smartphones oferecem a opção de bloqueio após 30 segundos sem uso, reduzindo os riscos em caso de roubo.

Entenda o que fazer caso tenha o seu celular roubado

Saiba quais medidas tomar imediatamente após o roubo de celular.

1. Cuidado com os aplicativos de banco

Mantenha o banco informado sobre o roubo e esteja atento a possíveis golpes após o incidente. Golpistas podem usar o Pix para explorar vítimas de roubo de celular.

2. Bloqueie o IMEI e o chip

Bloqueie o IMEI na operadora para impedir o acesso às redes móveis. Combine esse passo com o bloqueio do chip para evitar golpes que explorem códigos de verificação ou o uso indevido do WhatsApp.

3. Faça o bloqueio remoto

O bloqueio remoto é essencial para impedir o acesso a dados pessoais, incluindo aplicativos bancários, senhas de cartões de crédito e contas de redes sociais.

Adicione uma mensagem de contato na tela bloqueada para facilitar a devolução do celular, caso tenha perdido o dispositivo.

Você pode gostar também