Aeroporto do Galeão deve virar pista de corrida, diz imprensa

Negociações com a Stock Car Brasil estão avançadas. Previsão é de que a pista de 4 km do Galeão seja utilizada.

O Rio de Janeiro pode estar prestes a receber uma etapa da Stock Car Brasil. De acordo com o site Aeroin, o aeroporto do Galeão será utilizado pelo campeonato automobilístico.

De acordo com o site, a organização do evento está com as negociações avançadas. A Stock Car utilizaria a pista 28/10, a maior do aeroporto. O aeroporto não precisará ficar fechado para receber o evento já que possui a pista 15/33. 

O Aeroporto Internacional do Galeão – Antonio Carlos Jobim está localizado na Ilha do Governador, 20km ao norte do Rio de Janeiro, Brasil. É o principal aeroporto internacional do Rio e uma importante porta de entrada para o Brasil.

O aeroporto era conhecido anteriormente como Aeroporto Internacional do Galeão e é administrado atualmente pela empresa RIOgaleão. O aeroporto foi inaugurado em fevereiro de 1952 e, em 1970, tornou-se um importante centro internacional e doméstico.

O aeroporto do Galeão possui duas pistas paralelas. A primeira pista tem 3.180m de extensão, estende-se ao longo da 15/33 e é feita de asfalto. A segunda pista tem 4.240m de extensão, estende-se ao longo de 28/10 e é feita de concreto.

Stock Car Brasil

A Stock Car Brasil foi criada em 1979. A competição foi vista como uma nova opção ao antigo campeonato da Divisão 1. Nesta disputa os pilotos competiam com o Chevrolet Opala e o Ford Maverick. Devido ao domínio da Chevrolet sobre os modelos da Ford, o campeonato gerou falta de interesse público e de patrocinadores. 

A General Motors criou então uma nova categoria, com um nome que lembra o famoso NASCAR com desempenho padronizado e melhorias para todos os concorrentes. A primeira prova foi disputada em 22 de abril de 1979, no Autódromo Internacional de Tarumã, no Rio Grande do Sul, com 19 carros competindo, todos Chevrolet Opalas de 6 cilindros. A pole position ficou com José Carlos Palhares, e a corrida foi vencida por Affonso Giaffone.

Comentários (2)
Adicionar Comentário
  • Marcelo

    O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro deixou de ser administrado pela Infraero há muitos anos. A sua gestão pertence à empresa Rio Galeão.

    • Rotas de Viagem

      Olá, Marcelo! Obrigado por nos atentar a isso. Já corrigimos a informação.