Cerca de 85 mil pessoas podem perder o benefício do auxílio-doença até o dia 11 de novembro. De acordo com o edital de convocação do órgão, essas pessoas não realizaram a perícia médica obrigatória.
Por lei, o INSS deve pagar o subsídio aos funcionários e trabalhadores quando eles atenderem às condições de elegibilidade, incluindo quando eles ficaram doentes por mais de 15 dias consecutivos. Trabalhadores temporários também podem obter o auxílio-doença se atenderem às condições de elegibilidade.
Os convocados para a perícia-médica via edital são aquelas pessoas que o INSS tentou contato nos últimos 6 meses sem sucesso. Ao total foram 95.588 pessoas convocadas e 85.191 correm o risco de ficar sem o benefício em 11 de novembro.
O INSS orienta que todos os beneficiários convocados façam imediatamente o agendamento da perícia. Esse procedimento pode ser feito de duas maneiras. A primeira é através da central telefônica do INSS, no número 135. Lembrando que o teleatendimento funciona apenas de segunda a sábado, entre 7 da manhã e 22 horas.
O agendamento da perícia pode ser feito também pelo site ou app Meu INSS. O beneficiário deve clicar na opção “Agendar Perícia”.
Confira se você foi convocado
O edital de convocação ressalta que “No caso de não atendimento à convocação para agendamento ou de não comparecimento na data agendada, o benefício será suspenso até o comparecimento do interessado. Após 60 (sessenta) dias da suspensão realizada nestes termos, a situação do benefício poderá ser convertida em cessação definitiva”. Então fique atento!
O edital publicado no Diário Oficial da União pode ser acessado aqui.