7 maneiras simples de poupar seu dinheiro – mas sem sofrer!
Quer saber como poupar dinheiro? Confira aqui algumas maneiras de cortar custos sem afetar o seu cotidiano!
Em tempos de crises e recessões, é sempre uma ótima ideia prestar muita atenção nos hábitos referentes aos gastos em casa. De fato, em momentos com altas inflacionárias, as contas começam a subir de forma demasiada, criando um tipo de “montanha-russa” que abala completamente as finanças de qualquer pessoa.
No entanto, felizmente, existem muitas dicas para economizar dinheiro, que vão desde ajustes simples no estilo de vida até investimentos em aparelhos que possuem mais eficiência energética, reduzindo o consumo de energia. Então, se você está procurando maneiras de poupar dinheiro para se prevenir de momentos de crise, continue acompanhando o texto a seguir.
Confira 7 dicas para economizar em casa
Faça o seu próprio café
Esse conselho pode parecer um tanto óbvio, mas toda vez que tomamos café fora de casa, uma parte do nosso dinheiro vai embora. No Brasil, dependendo do local em que você for parar para tomar café, deve gastar de vinte a trinta reais por dia. Isso, ao final do mês, mostra-se um valor muito mais expressivo.
Então, investir em uma cafeteira, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de tomar um café diferente em casa e poupar dinheiro. Inclusive, tomar café da manhã em sua residência pode mudar o seu estilo de vida, tornando-o ainda mais saudável.
LEIA TAMBÉM: Beber café antes de fazer compras pode ser um erro – Veja os efeitos!
Utilize aplicativos de orçamentos
Umas das partes mais difíceis de economizar dinheiro é desenvolver a consciência dos nossos hábitos no que se refere aos nossos gastos. Nesse sentido, usar um aplicativo de orçamento pode ser uma ótima maneira de conseguir controlar tudo que está sendo gasto no seu dia a dia. Para aqueles que entendem de Excel, construir uma planilha pode ser, também, uma ótima alternativa para controlar os gastos e saber no que poupar.
Cancele algumas assinaturas de streaming
Nos últimos anos, os serviços de streaming tornaram-se muito mais populares do que eram até então. Nesse sentido, como era quase impossível frequentar os cinemas nos dois primeiros anos de pandemia, a popularização desses serviços se intensificou ainda mais. Assim, muitas pessoas acabaram assinando vários streamings, como Netflix, HBO Max, Disney+, etc.
Porém, com o retorno das atividades presenciais, há menos tempo para poder usufruir esses serviços. Logo, para poupar dinheiro, vale a pena conferir se você realmente está utilizando os serviços que está pagando.
LEIA MAIS: Como viajar mais gastando menos em cinco passos? Confira!
Reduza a quantidade de cartões de crédito
No final do mês, uma das grandes vilãs na vida de todos os brasileiros é a fatura do cartão de crédito. Nesse sentido, existem pessoas que possuem uma quantidade significativa de cartões, de 3 a 5 deles. Mas é importante deixar claro que, quanto mais cartões de crédito você tiver, mais irá gastar.
Por isso, é importante reduzir o número de cartões que você possui. Além disso, o ideal é investir em opções de crédito que possuem vantagens, como milhas, cashback, etc. Portanto, tente ter, no máximo, dois cartões de crédito, para poder controlar melhor o quanto você está gastando.
Use cupons de desconto
Se você quer muito adquirir algum produto, é importante sempre procurar por cupons de desconto da loja que você pretende comprar. Essa é uma ótima forma de investir no que você estava precisando e ainda poupar dinheiro.
LEIA MAIS: Melhores sites para ganhar cashback em suas compras – em diversas lojas!
Pague contas online
Pagar contas online possui suas vantagens. Entre elas, estão os fatos de que os pagamentos podem proporcionar cashback ou até mesmo descontos promocionais, como ocorre por meio do PicPay, por exemplo. Além disso, os pagamentos online impossibilitam o atraso de contas, evitando a criação de juros.
Economize no banho
O chuveiro é um dos grandes vilões do consumo de energia devido a sua resistência. Nesse sentido, muitas pessoas podem não pensar nisso, mas o fato de diminuir o tempo de banho pode refletir positivamente na conta de energia no final do mês. Por isso, se você é uma pessoa que toma 30 minutos de banho, reduzir esse tempo pela metade pode ser um diferencial em termos de poupar dinheiro.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!