7 maneiras que viajar ajuda no seu bem-estar – e saúde mental
Você sabia que viajar faz bem para a saúde mental? Veja as razões!
Segundo a Organização Mundial da Saúde, entende-se como saúde mental um estado no qual uma pessoa consegue, efetivamente, realizar suas próprias habilidades. Nesse sentido, ela lida, também, com todo o estresse compreendido como “normal” no cotidiano, atuando produtivamente, tornando-se apta para contribuir para o próprio bem-estar individual, bem como para a comunidade.
Ou seja, considerando essa definição estipulada pela OMS, entende-se que a saúde mental é algo fundamental para a vida de qualquer sujeito. Porém, ao analisar um quadro mais amplo, é possível enxergar que ela nem sempre recebe a importância que deveria, sendo, portanto, negligenciada em algumas sociedades.
Outros estudos, nesse sentido, conseguiram associar a saúde mental ao ato de viajar. Portanto, constituiu-se a ideia de que viajar mantém esse modo saudável. E existem alguns motivos que comprovam que viajar é bom para a saúde mental. Confira aqui algumas razões que corroboram com essa linha de raciocínio.
Viajar é uma ótima forma de combater a monotonia e adquirir novas experiências
De fato, o ato de viajar possibilita a conexão entre indivíduos, oferecendo chances de aprender coisas novas, adquirir hábitos diferentes, conhecer outras culturas. Tudo isso, em tese, auxilia diretamente na construção de empatia para com os demais sujeitos e, consequentemente, faz com que a sua saúde mental fique preservada.
LEIA MAIS: 5 lugares para viajar sozinho no Brasil – Confira estas opções!
Viajar permite alterar sua visão de vida e reduzir o estresse
De acordo com um estudo feito em 2013, com pessoas entre 25 e 70 anos, 80% dos entrevistados apontaram que viajar é ótimo para melhorar o humor em geral e a perspectiva de vida, sendo que 75% deles também indicaram que viajar é uma ótima maneira de reduzir o estresse.
Viajar ajuda seu cérebro a pensar melhor e aumenta a sua criatividade
De fato, a ciência aponta que a imersão total em novas culturas aumenta a capacidade que a sua mente tem de mover-se entre ideias distintas, ou seja, amplia a forma com que seus pensamentos e setores do cérebro transitam entre si.
Um tempo afastado do trabalho pode ser ótimo para sua produtividade
De acordo com um estudo publicado pela revista Harvard Business Review com mais de 400 viajantes, 94% dos entrevistados possuía mais energia para trabalhar após voltar de uma boa viagem.
Uma viagem pode contribuir para uma saúde mental mais forte
Em um retiro que focava em práticas como o ioga, a meditação e a atenção plena na introspecção humana, pôde-se perceber que os viajantes conseguiram desenvolver habilidades que auxiliavam diretamente no combate ao estresse da rotina. Viagens relaxantes, portanto, são benéficas na construção de uma saúde mental sólida.
LEIA MAIS: Coisas rudes que você NUNCA deve fazer ao viajar em grupo
Fazer algo que você gosta pode ser uma ótima maneira de ser feliz
É importante retirar da lista de desejos aquilo que você sonha em fazer, para poder colocar esse sonho em prática. Uma viagem é um ótimo momento para fazer isso.
Fazer o bem pode te ajudar a se sentir bem
Conforme apontam algumas evidências, ajudar outras pessoas pode promover mudanças cerebrais significativas no que tange à compreensão dos espectros que giram em torno do conceito de felicidade. Quando você viaja e gasta dinheiro em restaurantes, ou compra uma água de um vendedor ambulante, automaticamente está ajudando alguém. E, em gestos normais do dia a dia, você acaba não percebendo a ajuda que faz ao próximo.