7 emergências de saúde declaradas pela OMS neste século – Você sabia?

Somente no século XXI, a Organização Mundial da Saúde já declarou sete vezes estado de emergência pública internacional. Confira aqui!

No ano de 2022, mais especificamente no mês de junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez a declaração de que está ocorrendo um surto da varíola do macaco, sendo, portanto uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). De fato, se pararmos para refletir, essa é a sétima vez que a Organização Mundial da Saúde faz essa designação pelo menos nos últimos quinze anos.

Nessa perspectiva, é importante deixar claro que o Regulamento Sanitário Internacional (RSI), que foi implementado pela Organização Mundial da Saúde no ano de 2007, configura-se como um acordo que se encontra legalmente vinculado a 194 países; e tem como objetivo prevenir, bem como mitigar, e tomar as medidas necessárias caso alguma doença passe a representar riscos em escala mundial.

Não obstante, embora as ESPIIs também possam ser decretadas por doenças infecciosas oriundas de materiais químicos ou radioativos, todas as declarações da Organização Mundial da Saúde que correram nos últimos quinze anos foram relacionadas a doeças virais. Confira aqui as setes vezes que a Organização Mundial da Saúde emitiu esses alertas. Leia mais!

Influenza H1N1 (2009-2010)

No ano de 2009, duas crianças de San Diego acabaram contraindo o H1N1, o vírus que acabou sofrendo adaptação da gripe comum para organismos de porcos. Na realidade, animais passando vírus para os humanos é algo comum na evolução, no entanto, o maior problema ocorre quando humanos passam a infectar humanos, como ocorreu com a Covid-19.

Em suma, no final de 2009, como essa doença resistiu a alguns medicamentos antivirais, a OMS declarou a primeira ESPII desde a criação do RSI.

LEIA MAIS: Saiba quais são os melhores assentos no avião para evitar infecções por vírus e bactérias

Poliomielite (2014 – em andamento)

Pensando historicamente, o surto de pólio dos EUA ocorreu nos anos de 1950. Mesmo não sendo o primeiro surto, acabou configurando-se como o mais temido até então. Na realidade, pouco se sabia acerca do poliovírus nessa época, e os norte-americanos acabam culpando desde insetos a imigrantes.

Em vista disso, é importante deixar claro que esse vírus, apesar das suas graves consequências, não é tão mortal quanto era retratado na época; porém, sua velocidade de contaminação é absurda. No ano de 2014, uma ESPII foi declarada, mesmo existindo somente 74 casos da doença no mundo todo, principalmente no Paquistão.

Ebola da África Ocidental (2014-2016)

De fato, o maior surto que já se teve de Ebola contou com 28 mil casos de febre hemorrágica e 11.310 mortes, tendo como taxa de letalidade 40%. Muitas pessoas acreditam que a origem do surto tenha sido na Guiné, no ano de 2014, visto que esse foi o ano em que um bebê de 18 meses foi infectado por um morcego. Então, quatro meses depois desse ocorrido, a OMS declarou uma ESPII, em agosto de 2014.

Zika (2016)

No ano de 2015, alguns médicos do Brasil começaram a perceber que estavam ocorrendo casos de microcefalia em bebês recém nascidos. Em vista disso, acabou-se descobrindo que o Zika foi o primeiro arbovírus – um vírus que é transmitido por insetos – a causar uma emergência de saúde internacional.

República Democrática do Congo Ebola (2019-2020).

De fato, o Ebola ataca novamente, mas desta vez na República Democrática do Congo. Durante esse surto mais recente, morreram cerca de duas mil pessoas e 3.400 foram infectadas. No final de 2019 para o início de 2020, esse foi o maior surto dessa doença no país até então, porém ficou atrás do surto ocorrido anos antes na África Ocidental. Como resultado, a OMS declarou uma ESPII.

COVID-19 (2020 – em andamento)

Recentemente, a Covid-19 transformou-se no pesadelo global do século XXI. Foi no dia 30 de janeiro de 2020 que a OMS declarou emergência pública da pandemia da Covid-19. Esse vírus, como podemos perceber, possuem uma velocidade de adaptação e de contágio muito grande, sendo uma das piores pandemias globais da história da humanidade.

Monkeypox (2022 – em andamento).

Mais recente que a pandemia da Covid-19, a OMS também declarou o surto de Monkeypox como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. De fato, o vírus é bem menos contagioso que o SARS-CoV-2, visto que sua transmissão ocorre principalmente através do contato físico e especialmente o sexo. A doença, em síntese, é leve, embora resulte em muitas dores, além de envolver febre e erupção cutânea.


Com informações de Mental Floss.

Você pode gostar também