5 dicas para guardar um vinho após aberto por mais tempo
Como manter o seu vinho em perfeitas condições após a primeira taça.
O ritual de abrir uma garrafa de vinho é quase tão prazeroso quanto saboreá-lo. Mas e depois? O que acontece se não consumir toda a garrafa no mesmo dia? Se você não sabe como conservar seu vinho já aberto, venha conhecer dicas para mantê-lo guardado e sem perder a qualidade com essas dicas práticas!
Proteja com gás inerte
Embora seja uma solução mais sofisticada e comumente usada por estabelecimentos, o gás inerte, como o argônio, protege o vinho do oxigênio.
LEIA MAIS: Coca-cola de tampa amarela: Qual o significado profundo por trás dela?
O Coravin é um sistema que introduz uma agulha na rolha, permitindo servir o vinho sem abri-lo completamente e substituindo o espaço vazio pelo gás. Uma técnica inovadora que pode prolongar a vida do seu vinho por meses.
Recorra ao “a vácuo”
Há dispositivos projetados para extrair o ar da garrafa, conservando o vinho por mais tempo. O sistema Vacu Vin, por exemplo, é reconhecido pela eficiência. Mas lembre-se: nenhuma solução é 100% eficaz. Portanto, use o sistema, mas consuma o vinho em até uma semana para melhor sabor.
Refrigere e mantenha em posição vertical
Armazenar a garrafa na geladeira é uma ótima forma de conservação. O frio reduz a velocidade das reações químicas, como a oxidação. Mantenha a garrafa em pé para minimizar o contato do vinho com o ar.
Lembre-se de que vinhos tintos leves, como o Pinot Noir, podem ser ainda mais saborosos quando servidos um pouco frios.
Cuidados especiais para os espumantes
Para os amantes de espumantes, as dicas acima podem não ser as mais adequadas. Por exemplo, a extração de ar eliminaria as preciosas borbulhas. Portanto, invista em tampas específicas para espumantes.
Estas tampas conservam as borbulhas por até cinco dias. Como sempre, mantenha seus espumantes longe da luz direta, pois são sensíveis e podem sofrer alterações no sabor e cor.
LEIA MAIS: Revista apresenta os 6 melhores whiskies do mundo – Veja a lista
A tradicional e sempre útil rolha
Pode parecer básico, mas voltar a colocar a rolha na garrafa ainda é uma das melhores maneiras de proteger seu vinho da oxidação. O importante é garantir que ela esteja bem encaixada.
Para melhorar ainda mais a vedação, envolva-a com papel parafinado e mantenha a garrafa em um ambiente fresco e longe da luz direta.
Agora que você já conhece os segredos da conservação, aproveite cada taça do seu vinho com toda sua essência e sabor!
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “Seguir” para não perder nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!