5 consequências de NÃO praticar atividade física – e que vão te motivar a fazer!

Viver de forma sedentária pode ter sérias complicações. Saiba mais detalhes!

Manter uma rotina de vida saudável, com boa alimentação e atividade física regular é algo essencial que vai muito além do fator estético. O corpo se acostuma com a rotina, a qual proporciona muitas melhorias na saúde, desde condicionamento físico até a redução de açúcar no sangue.

Por isso, quando você não pratica atividade com frequência, percebe várias consequências negativas na sua vida.

Cinco consequências para quando você não pratica exercícios

Se você é uma pessoa que não pratica atividade física, talvez seja o momento de repensar seus hábitos e mudar sua rotina. Confira a seguir uma lista com cinco das várias consequências de não praticar atividade física regularmente.

Maior risco de depressão

Abandonar o exercício tem inúmeros efeitos prejudiciais à sua saúde, como mudanças de humor, que pode ser uma das primeiras a se manifestar. Um estudo da Universidade de Adelaide descobriu que interromper o exercício pode exacerbar os sintomas depressivos após apenas três dias.

LEIA MAIS: Pode comer enquanto dirige? Veja o que pode acontecer na CNH – e no bolso!

Aumento da pressão arterial

Após duas semanas sem exercício, a elasticidade dos vasos sanguíneos começam a se deteriorar e sua pressão arterial pode subir. Pesquisadores japoneses descobriram que, após três meses de inatividade, os atletas de resistência tiveram um aumento na rigidez arterial, o que contribuiu para o aumento da pressão arterial.

Atrofia dos músculos

A perda de massa muscular e saúde geral após uma pausa no exercício é difícil de recuperar e pode aumentar o risco de lesões graves. Porém, em qual parte do corpo os músculos serão perdidos depende do tipo de atividade física que você para de fazer. Ou seja, aquele que você mais usava no seu exercício será o mais prejudicado.

LEIA TAMBÉM: 6 exercícios para você turbinar o cérebro e a mente – Pratique!

Perda de resistência

Outra consequência é que, quando você para de se exercitar de forma consistente, sua resistência diminui. Seu coração ficará mais sensível, colocando sua saúde em risco, e a capacidade de seus pulmões se tornará menos eficaz.

Os ossos ficam mais frágeis

O exercício regular é necessário para manter a força óssea e diminuir o risco de osteoporose, sendo os exercícios musculares os mais importantes. A densidade óssea do corpo diminui mais rapidamente quando você passa a maior parte do dia sentado.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também