5 benefícios inesperados de ser uma pessoa bondosa e gentil
Você sabia que ser uma pessoa bondosa pode proporcionar alguns benefícios a você? Confira aqui quais são!
Refletindo por meio de uma abordagem mais semântica, quando pensamos no conceito de bondade, entendemos que ela é uma característica que se inclina diretamente para o bem. Portanto, a bondade consiste na qualidade dos sujeitos praticarem boas ações. Por uma análise gramatical, a bondade configura-se como um substantivo abstrato, oriunda do latim “bonidate”, sendo a qualidade de quem possui uma boa índole. Ou seja, ser uma pessoa bondosa é ser benevolente, amável, e procurar sempre ajudar o outro.
Levando essas premissas em consideração, podemos perceber que a bondade é um daqueles paradoxos que giram em torno da felicidade, no qual acabamos nos tornando mais felizes quando estamos fazendo o bem aos outros. É algo como aquele ditado antigo que diz “Trate os outros como você quer ser tratado”, um movimento de empatia para com o outro.
Por mais que ser uma pessoa bondosa seja algo positivo socialmente falando, é preciso enfatizar que existem uma série de outros benefícios para quem pratica a benevolência. Veja quais são eles a seguir.
Confira 5 benefícios de ser uma pessoa bondosa
Faz de você uma pessoa mais feliz
De fato, analisando por um ponto de vista espiritual, muitos sujeitos sentem que ser uma pessoa bondosa é a coisa correta a se fazer, e isso se relaciona a um fragmento bem profundo do nosso ser, que diz: “Isso é quem eu sou”. Já ao nível bioquímico, a sensação boa que ocorre quando somos bons com os demais se dá por conta dos níveis elevados das versões naturais de morfina e heroína cerebrais, que conhecemos como opioides endógenos. No entanto, independentemente da abordagem que você queira acreditar, o fato é que ser uma pessoa boa nos faz ser mais felizes no cotidiano.
LEIA MAIS: Relatório mostra as cidades mais felizes do mundo em 2022 – e uma é brasileira!
Pode melhorar os relacionamentos
Esse é um aspecto um tanto óbvio. Em suma, quase todos sabem que gostamos de pessoas que mostram bondade, e ninguém gosta de ficar perto de pessoas ruins e negativas. Considerando essa questão, a bondade ajuda a diminuir o distanciamento emocional entre duas pessoas e, devido a isso, acabamos nos sentindo mais “ligados” a elas.
Inclusive, estamos conectados à bondade geneticamente. Isso porque nossos ancestrais tiveram que aprender a cooperar uns com os outros para a humanidade chegar ao ponto que conhecemos hoje.
Faz bem para a saúde mental
De fato, muitas pesquisas vêm demonstrando que a bondade aumenta muito a felicidade. Na realidade, esses estudos pediram para pessoas realizarem atos de bondade em comparação a pessoas que deveriam agir sem essa premissa.
Segundo os resultados, as pessoas que praticaram atos de bondade eram muito mais felizes no que diz respeito à saúde mental. Além disso, estudos de imagem cerebral indicaram que sentimentos gentis e compassivos causam alterações físicas no córtex pré-frontal do cérebro, porção associada a emoções positivas.
Alivia a ansiedade
A ansiedade comumente tem relação com vários fatores, desde o nervosismo leve, até o pânico grave. Portanto, é uma experiência humana extremamente comum. Nesse sentido, um estudo acerca de sentimentos gentis e compassivos demonstrou que essas emoções também causam alterações físicas no córtex pré-frontal do cérebro, causando a felicidade. Assim, os pesquisadores desse estudo revelaram que as pessoas que praticam a bondade se sentem menos ansiosas do que as que não praticam tais atos.
É boa para o sistema imunológico
Uma pesquisa indicou que a bondade aumenta os níveis de um anticorpo importante do sistema imunológico, conhecido como imunoglobulina A. Um dos fatos mais surpreendentes dessa pesquisa é que esse resultado se deu simplesmente por pacientes observarem atos de bondade.
Gostou deste artigo? Então, confira outros assuntos interessantes navegando pelo Rotas de Viagem!