4 benefícios de ter um cachorro em casa segundo a Ciência
Existem várias vantagens de ter um animal de estimação, sobretudo um cachorro.
De fato, ter um cachorro em casa traz muitos benefícios para a saúde mental das pessoas. Nesse sentido, você sabia que eles podem ajudá-lo a se sentir menos estressado e até a manter a forma? É claro que ter um bichinho exige cuidados, mas todo o esforço pode valer a pena.
4 benefícios de ter um cachorro em casa
Se você tem um cachorro ou pensa em adotar um e quer saber mais sobre todos os benefícios que ele pode te proporcionar, não deixe de ler este artigo. Confira a seguir quatro vantagens de ter um cachorro em casa.
LEIA MAIS: Pessoas alérgicas também podem adotar um pet; veja o que fazer!
Fornecem suporte social, especialmente para crianças
De acordo com um estudo de 2017, publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health, há indícios de que ter um animal de estimação ajuda os jovens a desenvolverem aspectos intelectuais, emocionais e sociais.
Crianças com menos de seis ou mais de dez anos foram as participantes do estudo mais afetadas. Nesse sentido, aquelas que possuíam animais de estimação eram mais ativas e sociais com outras crianças do que aquelas que não tinham animais. Além disso, o primeiro grupo também tinha redes de apoio mais fortes.
Aliviam o estresse
Foi provado que passar até mesmo uma pequena quantidade de tempo com um cachorro reduz os sentimentos de ansiedade e aumenta os de tranquilidade nas pessoas. Inclusive, vários locais de trabalho de alto estresse implementaram programas com cães de apoio destinados a reduzir a ansiedade dos colaboradores.
Tornam as crianças mais responsáveis
Em um artigo de 2019, a revista Animal Humane revelou que, segundo um estudo sobre animais em sala de aula, crianças que eram ensinadas com animais em sala tinham habilidades sociais mais desenvolvidas, como responsabilidade e engajamento. Além disso, os pais dessas crianças relataram observar menos comportamentos antissociais de seus filhos em casa.
LEIA TAMBÉM: Quanto tempo o cachorro pode ficar sozinho? Veja algumas dicas!
Diminuem as alergias em crianças
Devido aos pelos dos animais, isso pode parecer um pouco contraintuitivo. No entanto, conforme um estudo de 2018 publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, crianças que crescem com animais de estimação (e estão expostas a alérgenos comuns) têm risco menor de desenvolver asma, alergias e eczema do que crianças que vivem em casas sem animais.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!