4 benefícios curiosos que ser uma boa pessoa oferece
Ser uma pessoa boa pode trazer muitos benefícios. Confira aqui quais são eles!
A ciência explica que os seres humanos se tornaram grandes predadores e dominadores na medida em que evoluíram e passaram a interagir em grupos. Porém, com o passar do tempo, percebeu-se que as pessoas, na medida em que a tecnologia foi avançando e a divisão do trabalho fragmentou-se, começaram a pensar de forma mais individual. Obviamente, os grupos ainda existem, mas em escala mais abrangente, com a existência de subgrupos dentro da cada grande grupo.
A modernidade e o modo de produção que a sociedade adotou fizeram com que as pessoas passassem a se comportar de forma individualista. Esse processo moldou a característica de uma pessoa “não legal”, que não ajuda os outros e não se importa com ninguém a não ser com ela mesma.
Felizmente, nem todo mundo precisa ser assim. Afinal, existem muitos benefícios em ser uma pessoa boa e que ajuda os outros.
Confira alguns benefícios de ser uma pessoa legal
Dormir mais feliz
Em suma, pessoas legais costumam ter noites de sono melhores. Nesse sentido, um estudo da Universidade de Yale analisou um grupo de 77 adultos com idades entre 18 e 44 anos durante duas semanas. Nele, a cada noite, os participantes relataram quantos eventos estressantes experimentaram, como questões atreladas a trabalho, problemas familiares e frustrações acerca da existência e da saúde. Além disso, também disseram quantos atos gentis conseguiram realizar, e se seu humor de modo geral mostrava-se mais positivo ou mais negativo.
Assim, os resultados do estudo apontaram que, quanto mais os participantes ajudavam outras pessoas, mesmo que em tarefas simples, mais baixos eram seus níveis de estresse na hora de dormir. Com isso, conforme descreviam, suas noites de sono eram maravilhosas.
LEIA MAIS: Pesquisa revela a cidade mais feliz do mundo – e ela fala português!
Adoecer menos
Pesquisas sugerem que pessoas que dedicam mais tempo de vida em ajudar as outras e serem legais possuem marcadores mais baixos de inflamações que podem percorrer na corrente sanguínea, bem como maiores habilidades em evitar diversos tipos de infecção. Vale salientar que infecções estão ligadas a uma série de doenças perigosas, como câncer e diabetes.
Ser mais amado e importante para os demais
De fato, quando você é gentil com as pessoas, elas ficam mais interessadas em incluí-lo em suas vidas emocionais, em um sentimento de retribuição. Ou seja, quando ajudamos os outros, cria-se uma rede de cooperação.
Além disso, a conexão social é um fator importante para manter nosso corpo e mente nas melhores condições. Pesquisas indicam que pessoas que se sentem pertencentes a um grupo tendem a viver por mais tempo, além de terem mais condições para enfrentar riscos.
LEIA MAIS: Costumes que as pessoas de sorte têm – e que você pode adotar!
Ter um colesterol melhor
Conforme pesquisas recentes feitas com estudantes universitários, existe uma ligação entre perdoar e ser gentil e níveis mais baixos de colesterol ruim. Nesse sentido, em um desses estudos, universitários escreveram cartas regularmente, como um tipo de “notas de afeto”, a pessoas que possuíam conflitos e mágoas.
Como resultado, os universitários que escreveram as cartas dormiram muito melhor a noite, conseguiram lidar melhor com algumas situações e apresentaram, também, níveis mais baixos de colesterol ruim.
Se você gostou desse tipo de conteúdo, não deixe de visitar a nossa página e conferir uma grande variedade de assuntos que você vai adorar. Entre agora no Rotas de Viagem e passe por todos os assuntos que te interessarem!