3 dicas para não deixar as redes sociais te afetarem negativamente
No mundo da conexão, é preciso compreender que a saúde mental deve vir em primeiro lugar. Entenda!
Ao longo de todo o processo evolutivo, os seres humanos se desenvolvem socialmente, tornando-se, a cada passo dado, um indivíduo social. Durante muito tempo da nossa existência ninguém sabia o que era internet, essa é uma invenção que se popularizou nos últimos 25 anos, sendo generoso.
Em vista disso, ao contrário de antes, estar online pode realmente apresentar diversas oportunidades para se conectar com pessoas do mundo todo a um clique de distância, e isso é uma vantagem incrível. Mas ela vem também alguns desafios que existem no mundo digital.
Como manter-se saudável usando as redes sociais
O fato é que muitas vezes as redes sociais, a internet e as mídias digitais fazem você – e muitos outros – ficar irritado ou triste.
Na realidade, se você já vivenciou algum sentimento de inveja do mundo da internet, sentiu-se solitário, experienciou sentimentos relacionados a baixa autoestima ou até mesmo ansiedade social, fique tranquilo porque você não foi único.
No mundo das conexões, da instantaneidade, no mundo da liquidez, como diria Zygmunt Bauman, é preciso ter muito cuidado com a sua mentalidade. É preciso ser gentil consigo mesmo em momentos como esse. Confira aqui algumas formas de fazer isso!
LEIA MAIS: 5 benefícios que viajar em família proporciona – para você valorizar
É preciso escolher acima de tudo sempre a gentileza!
Muitas pessoas preferem utilizar as redes sociais para propagar comentários de ódio, denegrir a imagens de outros sujeitos, etc. Em muitas bolhas constituídas socialmente, a internet pode ser completamente tóxica, se não em todas elas.
É preciso, portanto, nas mídias sociais, sempre compartilhar conteúdo positivos e solidários, bem como mensagens que ajudem seus amigos e familiares que te seguem a se sentirem melhores. A internet, infelizmente, em muitos setores é um ambiente caótico e tóxico. É importante construir espaços antagônicos a esses.
É importante estabelecer limites em como você utiliza as redes sociais!
No mundo virtual, é importantíssimo evitar que as mídias sociais passem a tirar o foco em partes fundamentais da sua vida. É preciso compreender que um tempo sem as mídias sociais faz parte da construção de uma mente saudável.
Tente planejar não usar as redes sociais enquanto estiver conversando com um amigo(a), com um companheiro(a), tente focar em conversar, experienciar o momento e compartilhar o espaço físico.
Outro momento em que vale a pena evitar as redes sociais é antes de dormir, isso pode acabar atrapalhando completamente seu sono e, consequentemente, afetando a sua saúde mental também.
LEIA TAMBÉM: 6 pontos negativos das redes sociais na sua vida e bem-estar
Use as mídias sociais para se conectar realmente!
Como sabemos, as mídias sociais permitem que as pessoas de qualquer lugar do mundo passem a se conectar. Essa é uma grande vantagem quando pensamos no assunto comunicação e no avanço que essa área conseguiu alcançar.
Todavia, algumas pesquisas apontam que as pessoas estão navegando ou rodando as mídias sociais muito mais do que realmente conversando com outras pessoas. Esses sujeitos, por sua vez, experimentam muito mais os sintomas de depressão do que as pessoas que estão sempre ativas postando conteúdo e interagindo com pessoas novas.
É preciso entender que usar a internet para conhecer pessoas novas, seja no mundo virtual ou conhecer no mundo físico as pessoas que você já conhece virtualmente, é a melhor forma de fazer uso dessas ferramentas.
Em vista disso, foque em usar as mídias sociais para realmente se conectar, e não ficar rolando o seu feed de notícias eternamente. Esse processo pode te ajudar a conhecer novas pessoas que talvez tenham passado pela mesma sensação que você. Assim, tornar-se-á possível constituir uma base de conforto sólida e de diálogo através das distintas vivências e socialização.