3 benefícios do INSS que poucas pessoas sabem que existem
Muitos segurados têm direito a esses benefícios, mas nem sabem.
Se você é um contribuinte do INSS, sabe que está segurado para o pagamento de diversos benefícios realizados pelo órgão. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que existem alguns benefícios do INSS, os quais são desconhecidos por uma boa parte dos segurados.
Isso acontece pelo fato de que, como eles são mais difíceis de serem liberados, muitos brasileiros nem imaginam que eles existem. Como resultado isso pode fazer com que os contribuintes não solicitem esses benefícios quando eles forem – realmente – necessários.
Pensando nisso, no artigo de hoje, nós decidimos trazer 3 benefícios do INSS que são pouco conhecidos, mas que são extremamente úteis para alguns de seus contribuintes. Confira a seguir!
Auxílio-doença para cirurgias plásticas
Sim, é isso mesmo que você está lendo! O INSS disponibiliza um benefício para as pessoas que vão fazer cirurgias plásticas tanto por questão de reparação, quanto por questões estéticas.
LEIA MAIS:
- Doenças que garantem aposentadoria por invalidez em 2022 – Confira a lista!
- Portadores de doenças graves são isentos de Imposto de Renda
Isso porque, ao se submeter a esses procedimentos, os indivíduos precisarão de um determinado período de repouso e, consequentemente, ficarão impossibilitados temporariamente de trabalhar.
Contudo, existem alguns critérios necessários para solicitar o benefício, tais como: ter feito mais de 12 contribuições, ter incapacidade de realizar as atividades habituais por mais de 15 dias e ter se filiado ao Regime Geral de Previdência antes da cirurgia.
25% de adicional na aposentadoria por invalidez
Esse benefício é um direito para aqueles indivíduos que estão aposentados por invalidez e precisam de cuidados especiais de uma outra pessoa.
Logo abaixo, terão alguns exemplos de doenças que dão direito a esse adicional, de acordo com o Decreto nº 3.048/99:
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
- Cegueira total;
- Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária;
- Perda de nove dedos das mãos ou superior a esta.
Salário-maternidade para casos de aborto
Sabemos que o salário-maternidade é um benefício pago pelo INSS para as mulheres que acabaram de ter filho e precisam se ausentar das suas funções por um certo período.
Mas, o que muita gente não sabe é que esse também é um direito para as mulheres que sofreram um aborto espontâneo ou legal. Além também para casos de adoção ou guardas judiciais por motivos de adoção.
Entretanto, para fazer o pedido do benefício, a contribuinte deve ter feito pelo menos 10 contribuições e apresentar um atestado médico comprovando que o aborto não foi criminoso.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!