10 novos itens obrigatórios que carros terão até 2030 – Veja quais são eles!
Até o ano de 2030, os carros deverão possuir novos itens de segurança. Confira aqui quais serão esses!
Com o passar do tempo, é comum que alterações ocorram nos protocolos de segurança. Nesse sentido, o primeiro veículo a ser comercializado e aberto ao público em termos de consumo data do ano de 1769. Nessa época, é evidente que os protocolos de segurança dos carros não eram nada próximos do que conhecemos hoje.
Os protocolos, portanto, alteram-se conforme as demandas e necessidades da sociedade. A sociedade moderna, por exemplo, possui muito mais estradas e veículos circulando, uma dinâmica que impõe protocolos de segurança rígidos.
Programa Rota 2030
Nessa perspectiva, nos próximos oito anos, os carros que serão lançados terão novos itens obrigatórios de segurança. Ao que tudo indica, os carros novos terão dez itens obrigatórios que, também, irão influenciar nos preços desses veículos considerando a adição desses novos equipamentos.
Além disso, a maioria desses itens serão obrigatórios até o ano de 2024, enquanto outros terão um prazo maior, chegando até 2030.
Essa medida faz parte do programa de desenvolvimento da indústria automotiva Rota 2030. A principal finalidade desse programa é reduzir efetivamente o número de acidentes causados no trânsito em todo o território nacional.
LEIA MAIS: 8 truques para economizar espaço e organizar sua mala – Confira!
O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de acidentes de carro por ano!
Essa medida vai de encontro com a realidade de que o Brasil ocupa o terceiro lugar na lista de países que possuem mais mortes em acidentes de trânsitos, conforme aponta a própria Organização Mundial de Saúde. Categoricamente, o Brasil encontra-se somente atrás da Índia e da China.
É preciso enfatizar, também, que enquanto o Brasil possui cerca de 220 milhões de habitantes, a China e a Índia, juntas, somam mais de dois bilhões de habitantes. Esses números demonstram, portanto, a gravidade da situação.
Não obstante, é preciso frisar que o reforço na segurança dos veículos é maior desde a obrigatoriedade dos airbags frontais e dos freios ABS implementada no início de 2014, bem como a obrigatoriedade do cinto de segurança de três pontos e o encosto na cabeça em todos os assentos dos carros, do ano de 2018.
Nesse sentido, o acréscimo dos novos equipamentos de segurança irá ocorrer em duas etapas, sendo a primeira atrelada a novos projetos de veículos e a segunda acerca da implementação em larga escala nos veículos zero-quilômetro.
Veja quais são os itens de segurança que serão obrigatórios até o ano de 2030!
Substancialmente, Os 10 novos itens que serão obrigatórios no que se refere-se a segurança dos veículos são:
- Teste obrigatório de impacto lateral que deve ser implementado até 2024;
- Sistema eletrônico de controle de estabilidade que terá que estar 100% até 2024;
- Alerta para cinto de segurança desafivelado com data de implementação até 2024;
- Proteção de impacto ao pedestre, com data de implantação total até 2030;
- Repetidores laterais das luzes de seta até o ano de 2024;
- Luzes de rodagem diurna até o ano de 2024;
- Alerta de colisão até o ano de 2024;
- Proteção contra os impactos frontais em utilitários até o ano de 2026;
- Câmera de ré e sensores de aviso sonoro até o ano de 2027;
- E proteção à impacto lateral contra poste até o ano de 2030.
LEIA TAMBÉM: Por que os carros gastam mais combustível nas cidades? Entenda os motivos!
Quanto irá custar um veículo com todas essas implementações?
É correto afirmar que os preços dos veículos irão subir categoricamente. Quando há implementação de novas tecnologias, consequentemente o valor do produto acaba subindo levando em consideração as novas especificidades na produção.
Um exemplo mais tangível que pode analisar são os próprios smartphones. Todo ano as empresas lançam novos smartphones com novas tecnologias e, consequentemente, esses lançamentos são mais caros que os celulares antigos. O preço dos veículos, portanto, deverá seguir a mesma lógica.
Continue navegando pelo Rotas de Viagem para conferir mais conteúdos como este.