10 hábitos culturais do Japão que você vai gostar de conhecer
De etiquetas a hábitos que não estamos familiarizados, 10 aspectos intrigantes sobre o Japão que todos deveriam conhecer
A cultura japonesa é rica em tradições e nuances que podem parecer peculiares para os visitantes estrangeiros. Se você assiste muito conteúdo japonês, como os animes, por exemplo, com certeza vai reconhecer algumas dessas curiosidades.
Assim como todos os países, o Japão possui uma cultura diversa. Conhecer os aspectos de uma cultura não nos dá margem para sermos preconceitos, mas ficar fascinado com a diferença entre nossas vivências é, sim, permitido. Alguns desses fatos podem até te deixar com inveja.
LEIA MAIS: 6 coisas a evitar a qualquer custo durante uma viagem aérea
10 detalhes fascinantes sobre a cultura do Japão
1. Contato íntimo
No Japão, tocar ou encostar na mão de alguém é considerado contato íntimo para a parte conservadora do país, e as interações sociais respeitam essa barreira de proximidade, principalmente se forem feitas em público.
2. Cuidados com resfriados
Os japoneses são cuidadosos quando estão resfriados. Tenho certeza que você já reparou nesse fato ao assistir alguma reportagem, documentário ou anime que se passa no país. No Japão, eles prezam a saúde e, por isso, usam máscaras faciais por vontade própria para evitar a propagação de germes.
3. Alta taxa de alfabetização
O Japão valoriza profundamente a educação e o conhecimento, assim como a saúde e o bem-estar. Por esse motivo, 99% da população do país sabe ler e escrever.
4. Tradição de troca de sapatos
Nas residências japonesas, é costume tirar os sapatos ao entrar e utilizar chinelos específicos, trocando-os por um calçado especial ao entrar no banheiro. A questão de higiene é muito importante e se tornou um costume rotineiro, assim como em algumas casas aqui no Brasil tiramos os calçados para entrar. A única diferença é que lá é um costume diário, fazendo parte da cultura do país.
5. Salas de banimento
Algumas empresas possuem uma “sala do banimento”, um espaço para onde os funcionários são mandados quando a empresa quer que eles sejam demitidos. Porém, as empresas no Japão não gostam de arcar com as despesas de uma demissão e isolam os funcionários para forçá-los a se demitirem.
6. Se alimentar enquanto anda
Os japoneses não costumam comer ou beber enquanto caminham, preferindo fazê-lo em áreas designadas. Por isso é muito comum ter assentos próximos às máquinas de comida e até mesmo muitas lojas de conveniência com muitas opções de alimentos e muitos assentos. Você já vai descobrir o motivo logo abaixo!
7. Etiqueta ao dar presentes
A troca de presentes e cartões de visita é realizada com ambas as mãos. Nunca receba apenas com uma mão! Ao receber o presente, segure com as duas mãos e incline levemente seu corpo para frente como sinal de respeito e gratidão.
8. Divisão igual das contas
É comum dividir igualmente a conta entre os participantes em encontros sociais ou refeições, independentemente do valor de consumo individual. Então não se surpreenda caso esteja nessa situação e precise pagar sua parte!
LEIA MAIS: 8 boas maneiras que você deve ter ao viajar de avião
9. Ausência de lixeiras
Lembra sobre o fato deles não comerem enquanto andam? Isso acontece porque nas ruas é difícil encontrar latas de lixo, incentivando as pessoas a levar seu lixo para casa e descartá-lo de maneira apropriada. Isso faz com que as pessoas sujem menos as ruas ao comerem em um local apropriado. Um fato leva a outro!
10. Sem gorjeta
A prática de dar gorjeta não é comum no Japão, pois o serviço é considerado parte do trabalho e geralmente não se espera uma gratificação extra. Se você deixar dinheiro na mesa, com certeza alguém irá correr para te devolver.