Afinal, o que acontece quando um raio atinge um aviĆ£o?

SeguranƧa nas alturas: conheƧa o impacto dos raios na aviaĆ§Ć£o

A aviaĆ§Ć£o enfrenta uma sĆ©rie de desafios, e os raios sĆ£o um deles. Afinal, Ć© um dos fenĆ“menos naturais mais relevantes que podem afetar a seguranƧa dos voos.

Mas qual o impacto dos raios nas aeronaves, os riscos envolvidos, as medidas de proteĆ§Ć£o adotadas e outros perigos climĆ”ticos que podem influenciar a seguranƧa dos voos? Confira tudo isso a seguir!Ā 

FrequĆŖncia e localizaĆ§Ć£o dos raios na aviaĆ§Ć£o

Os raios sĆ£o mais comuns do que se imagina na aviaĆ§Ć£o. EstatĆ­sticas revelam que uma Ćŗnica aeronave comercial Ć© atingida, em mĆ©dia, uma ou duas vezes por ano.Ā 

A frequĆŖncia desses incidentes varia dependendo da localizaĆ§Ć£o geogrĆ”fica e da atividade climĆ”tica. Geralmente, Ć”reas com maior frequĆŖncia de tempestades estĆ£o localizadas em latitudes mĆ©dias e tropicais, onde a combinaĆ§Ć£o de calor e umidade cria um ambiente propĆ­cio para a formaĆ§Ć£o de tempestades.

Durante decolagens e aterrissagens, bem como em altitudes mais baixas entre 5.000 e 15.000 pĆ©s, os raios sĆ£o mais prevalentes. Isso se deve Ć  presenƧa de nuvens CĆŗmulos-nimbos – tipo de nuvem de grande desenvolvimento vertical associada a tempestades severas, – as principais produtoras de relĆ¢mpagos.

No entanto, apesar da frequĆŖncia, Ć© importante notar que as aeronaves sĆ£o projetadas para resistir a esses eventos.

Como os raios afetam as aeronaves?

Quando um raio atinge uma aeronave, geralmente entra em contato com partes salientes, como as pontas das asas. PorĆ©m, aĀ estrutura metĆ”lica da aeronave age como uma gaiola de Faraday – uma estrutura metĆ”lica que funciona como um escudo contra campos elĆ©tricos, – protegendo o interior enquanto a corrente elĆ©trica flui pelo exterior.

Os jatos modernos sĆ£o equipados ainda com uma sĆ©rie de recursos de proteĆ§Ć£o para minimizar os efeitos dos raios. Pavios estĆ”ticos e materiais compostos sĆ£o exemplos dessas medidas. AlĆ©m disso, atualmente testes rigorosos de certificaĆ§Ć£o garantem que as aeronaves sejam capazes de resistir a impactos elĆ©tricos.

Incidentes histĆ³ricos: os impactos dos raios na aviaĆ§Ć£o

Embora as aeronaves sejam, teoricamente, muito resistentes, a histĆ³ria da aviaĆ§Ć£o jĆ” registrou incidentes relevantes envolvendo raios.

Entre as histĆ³rias, podemos citar o voo da Pan Am 214, operado por um Boeing 707 em dezembro de 1963, em Maryland, atingido por um raio durante o voo. O impacto causou uma explosĆ£o no tanque de combustĆ­vel da aeronave, resultando na queda da aeronave e na morte de todas as 81 pessoas a bordo.

Outros perigos climĆ”ticos na aviaĆ§Ć£o

AlĆ©m dos raios, a aviaĆ§Ć£o enfrenta uma sĆ©rie de outros desafios climĆ”ticos. A turbulĆŖncia, por exemplo, pode ocorrer devido a condiƧƵes atmosfĆ©ricas instĆ”veis e representa, alĆ©m de um desconforto para os passageiros, riscos Ć  seguranƧa.Ā Mas calma que as aeronaves tambĆ©m sĆ£o projetadas para lidar com esses eventos, como jĆ” explicamos aqui.

JƔ a nƩvoa congelante Ʃ outro desafio climƔtico que pode afetar o desempenho dos motores e a visibilidade dos pilotos. As gotƭculas de Ɣgua congelada podem aderir Ơs superfƭcies das aeronaves, criando condiƧƵes perigosas durante o voo.

Apesar dos desafios apresentados pelos raios e outros perigos climĆ”ticos, a aviaĆ§Ć£o moderna implementa uma sĆ©rie de medidas de precauĆ§Ć£o.Ā  AlĆ©m dos recursos de proteĆ§Ć£o instalados nas aeronaves, as tripulaƧƵes sĆ£o treinadas para lidar com diversas condiƧƵes climĆ”ticas e situaƧƵes de emergĆŖncia. Assim, as aeronaves podem operar com seguranƧa, mesmo diante de adversidades.

E vocĆŖ, acreditava que os raios eram muito perigosos?Ā 

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