Adeus, Modo Avião: entenda a nova tendência das companhias aéreas!

As viagens aéreas se preparam para acabar com o modo avião dos smartphones. Saiba mais detalhes!

Com o avanço da tecnologia, as companhias aéreas poderão dispensar o uso do modo avião dos celulares. A função desse recurso possibilita que os smartphones fiquem desconectados de todo tipo de tarefa on-line, que necessite de internet. Ou seja, só é possível utilizá-lo no modo off-line. Então, a necessidade desse modo parece ter um fim definitivo.

Modo avião do celular: para que serve?

No geral, os serviços de rádio que foram coordenados para minimizar a interferência desde a década de 1920 são os que suportam as comunicações de navegação. Mas, como existem pesquisas que mostram que os celulares podem interferir nos sistemas de comunicação da aeronave por emitirem a mesma frequência, foi criado o modo avião para impedir isso.

LEIA MAIS: Alimentos que você deve evitar comer em um avião – Confira!

Maior problema da tecnologia do 5G

Uma das maiores questões com esse assunto é sobre algo que não devemos prever: interferência no solo. O que acontece é que uma série de torres conectam as redes sem fio; se os passageiros usarem seus telefones enquanto voam acima dessas redes terrestres, as redes podem ficar sobrecarregadas.

Embora útil no solo, a mudança para o 5G trouxe novas preocupações para o sistema de aviação, principalmente porque se acredita que o espectro de largura de banda da rede 5G seria muito próximo ao usado nos aviões, o que poderia interferir nos sistemas de navegação, que auxiliam no pouso da aeronave.

LEIA TAMBÉM: 5 erros que podem tornar viagens de avião muito estressantes

A solução é a internet própria das companhias aéreas

A partir do mês de fevereiro deste ano, os passageiros da Delta Airlines poderão deixar de usar o modo avião na aeronave. A companhia aérea passará a oferecer acesso gratuito à internet a bordo. A fase inicial valerá apenas para voos ligando cidades dos Estados Unidos, mas com o objetivo de ser ampliado em breve.

A expectativa é que mais companhias aéreas sigam esse exemplo e forneçam seu próprio sinal Wi-Fi. Essa seria uma maneira segura de manter os passageiros conectados enquanto viajam pelo ar.

Se você se interessou pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também