Por que costumamos acordar próximo às 3h da manhã? A ciência explica!
Há fatores neurobiológicos que explicam esse comportamento nas pessoas.
Ter uma boa noite de sono é muito importante na vida de qualquer pessoa. Porém, nem todo mundo consegue ter um sono contínuo, pois muitos têm o costume de acordar no meio da madrugada. No entanto, segundo o pesquisador Greg Murray, nossa neurobiologia atinge um ponto de inflexão na madrugada, por volta das 3 horas da manhã, com mudanças na temperatura corporal e nos níveis de melatonina e cortisol.
Alterações hormonais no corpo durante a madrugada
A temperatura central do corpo começa a subir, a qualidade do sono se deteriora, a melatonina atinge o pico e os níveis de cortisol aumentam à medida que o corpo se prepara para acordar. De acordo com Greg, psicólogo com experiência em humor e sono, essa atividade ocorre constantemente todo dia como resultado do ciclo circadiano.
LEIA MAIS: 6 hábitos que você deveria adotar antes das 8 horas para um dia melhor!
Ele também enfatiza que o estresse é um fator que afeta a probabilidade de a pessoa acordar por volta das 3 horas da manhã. De fato, não percebemos esse ciclo se estamos dormindo bem. Porém, adicionando um pouco de estresse, há maiores chances de tornar esse momento totalmente autoconsciente.
O estado de hipervigilância é causado pelo acúmulo de estresse, bem como as preocupações sobre estar acordado quando se deve estar dormindo. Esse pensamento é capaz de fazer com que a pessoa fique presa na condição de uma vigilância ansiosa.
Alguns métodos para ajudar a ter um sono contínuo
O estudioso Murray aconselha a praticar orientações muito comuns no budismo, como meditação e atenção plena à respiração. Trazer a atenção para os próprios sentidos, especificamente para o som da respiração, é uma excelente técnica para relaxar.
LEIA MAIS: 5 tipos de plantas que te ajudam a ter um sono melhor
Quando perceber pensamentos surgindo, gentilmente leve de volta a sua atenção para o som da sua respiração. Uma dica ótima é usar tampões de ouvido, pois vão te ajudar a ouvi-la melhor e te fazer sair da própria cabeça.
Porém, é preciso perceber ao certo a causa do sono interrompido. Por fim, é muito importante que você procure assistência médica quando a insônia for recorrente, pois pode se tratar de uma depressão.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!