A ferrovia mais alta do mundo é um feito da engenharia extrema – Conheça!

Trem do Céu estabelece recorde com trajeto a 5.702 metros de altitude.

Você já pensou em embarcar em uma viagem pelo Trem do Céu, a ferrovia mais alta do planeta? Esta não é uma viagem comum, mas sim um percurso que desafia as leis da natureza e da engenharia.

O Trem do Céu, também conhecido como a ferrovia Qinghai-Tibet, representa um marco extraordinário na construção mundial. Com uma extensão de quase 2.000 quilômetros, ela atravessa o planalto tibetano, conectando Xining, na província central chinesa de Qinghai, até Lhasa, no Tibete.

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A verdade é que o Trem do Céu não só desafia os limites da engenharia, como também da resistência humana.

Desafios e conquistas da engenharia por meio da ferrovia

A construção da ferrovia Qinghai-Tibet, concluída em duas fases, a primeira ligando Xining a Golmud em 1984 e a segunda de Golmud a Lhasa em 2006, claramente representa um feito notável.

Mais de 1.000 quilômetros de trilhos foram construídos em uma região desértica, incluindo a escavação de 7 túneis e a construção de 675 pontes sobre vales e rios. Com um investimento de US$3,68 bilhões e o trabalho de 140 mil operários, a ferrovia estabeleceu um novo padrão em projetos de infraestrutura.

Uma viagem pelo Terceiro Polo

Viajar no Trem do Céu é uma experiência única, na qual os passageiros podem testemunhar paisagens que impressionam qualquer pessoa, além, é claro, de lidar com o clima extremo.

Durante a viagem, é possível ter contato com o terreno congelado e também com uma área pantanosa, demonstrando as mais diversas condições sazonais.

Para superar características tão extremas, cerca de 15% da ferrovia foi construída sobre pontes. É importante destacar que a viagem também passa pela passagem de Tanggula, o ponto ferroviário mais alto do mundo, a uma altitude de 5.702 metros.

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Modernização e conforto

Se comparado com os primeiros trens, marcados por linhas movidas a vapor e viagens longas e desconfortáveis, o Trem do Céu moderno oferece muito mais conforto e eficiência.

Hoje, os vagões estão equipados com sistemas de regulação de oxigênio para combater o mal de altitude, além de outras comodidades como aquecedores nos banheiros.

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