A desagradável descoberta sobre os potes de tempero de uma cozinha

Estudos recentes surpreenderam os cientistas ao revelar esse fato e, por isso, são um alerta à população.

Em um estudo recente publicado no Journal of Food Protection, uma equipe de pesquisadores levantou uma informação preocupante. Os autores do estudo descobriram que quase metade dos potes de tempero estavam contaminados com patógenos, um percentual maior do que a contagem de bactérias em tábuas de corte e tampas de lixos.

Mais detalhes sobre o estudo

Estudos mostraram que esses recipientes comuns de cozinha correm maior risco de contaminação bacteriana. A pesquisa mostrou que, quando você está cozinhando uma carne crua e toca na tampa do recipiente com a mão suja, a contaminação pode ocorrer.

Além disso, os pesquisadores observaram que as doenças transmitidas por alimentos, como a salmonela, são responsáveis ​​por quase 2 milhões de infecções a cada ano apenas nos Estados Unidos, local onde o estudo foi realizado. Grande parte desses casos tem origem em produtos como carne bovina, frango, porco e peru.

LEIA MAIS: Conheça as propriedades e benefícios do Curry, o famoso tempero indiano

Condução do experimento realizado

No experimento, os cientistas analisaram o estado das panelas e dos recipientes de temperos após 371 participantes cozinharem. Para simular o movimento de patógenos em uma cozinha ativa, a equipe inoculou a carne com um bacteriófago chamado “MS2”, um vírus que infecta bactérias e não representa uma ameaça para os seres humanos.

Isso permitiu que os pesquisadores rastreassem de forma confiável a contaminação sem prejudicar os cozinheiros. Assim que cada participante terminou de preparar sua refeição, a equipe limpou todos os utensílios e superfícies da cozinha.

A conclusão tirada sobre os potes de tempero

Os resultados mostraram que 48% dos potes apresentaram sinais de contaminação por MS2. Em termos de poluição, as tábuas de corte ficaram em segundo lugar e as tampas de lixo em terceiro. Já os puxadores das torneiras têm a menor quantidade de contaminação durante a preparação das refeições.

LEIA TAMBÉM: 5 erros ao usar o micro-ondas que podem até mesmo estragá-lo

Procedimento adequado para manipulação dos alimentos

Por fim, os pesquisadores concluíram que, quando ocorrem procedimentos adequados para manipulação de alimentos, tempo de cozimento adequado, lavagem frequente das mãos e higienização das superfícies e dos utensílios da cozinha, é possível impedir a propagação de germes de alimentos crus.

Dessa forma, na hora de cozinhar, o ideal é que você sempre higienize as mãos antes de passar para outra etapa, especialmente no momento de pegar os temperos. Com isso, você evita que as bactérias se proliferem e que outras pessoas se contaminem.

Gostou deste artigo e quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então, é só seguir navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também