Será que vale a pena? Confira diferenças entre a ‘Classe Executiva’ e a ‘Primeira Classe’
Aqui está o que você precisa saber sobre cada tipo de cabine premium - e como reservá-las
Cansou de aperto na classe econômica? Mas, ao mesmo tempo, acha que o orçamento não dá para bancar um assento melhor? Pois, pode ser que você repense esses conceitos! Para um voo mais agradável, sobretudo internacional, vale a pena conhecer as diferenças entre classe executiva e primeira classe. E, mais ainda, saber dicas de como reservar uma das duas sem quebrar a banca.
De modo geral, essas são as duas classes mais luxuosas de um voo comercial. Ambas oferecem um nível de conforto e serviços superiores à classe econômica, mas existem algumas diferenças importantes entre as duas.
LEIA MAIS: Piloto revela qual o item você deve comprar antes de embarcar no avião
Diferenças entre classe executiva e primeira classe
Inicialmente, a principal diferença entre a classe executiva e a primeira classe é o espaço e o conforto. Além disso, ambas oferecem serviços adicionais, embora também haja distinções nesse quesito. Vamos saber mais um pouco sobre isso?
Classe executiva
A classe executiva foi pensada para atender pessoas viajantes a negócios, por isso, também leva o nome de Business. O que não significa, entretanto, que quem viaja a lazer não possa reservá-la para chegar bem no destino, né?
Normalmente, quem viaja de executiva tem check-in prioritário (assim como o embarque), franquia de bagagem maior, além de acumular mais milhas (afinal, o preço também é maior, né?). Conforme a companhia aérea, ainda há acesso a uma sala VIP diferenciada.
Na aeronave, começam algumas diferenças entre classe executiva e primeira classe. Aqui, a maioria dos assentos reclina até 180 graus, enquanto na Primeira Classe, o foco é na privacidade (vamos ver mais daqui a pouco).
Pode ser que tenha acesso ao corredor, seja qual for a poltrona, mas isso depende da configuração do avião. Existem, ainda, alguns “mimos” em relação à econômica. Por exemplo:
- fones que impedem ruídos
- travesseiros e edredom maiores
- kit de higiene
- amenidades extras conforme a companhia
- serviço de bordo diferenciado (com até cinco opções de prato principal, só para ilustrar)
Por fim, o passageiro ou passageira ainda tem direito a mais espaço para acomodar a bagagem de mão, banheiros exclusivos e, claro, poltronas maiores.
Primeira Classe
Antes de mais nada, vale lembrar que uma das diferenças entre a classe executiva e a primeira classe é a raridade desta última. Em outras palavras, poucas companhias a oferecem.
Primeiramente, esse tipo de cabine foca em passageiros realmente exclusivos que, hoje, conseguem facilmente pagar um jato particular. Ademais, são muito mais caras que a executiva.
Ainda assim, há companhias (poucas) que mantém a First Class em rotas reduzidas. Consequentemente, os serviços também são bastante diferenciados. Só para exemplificar, outra das diferenças entre classe executiva e primeira classe está na total privacidade.
Isso significa que, desde o check-in até a acomodação na aeronave, tudo é muito exclusivo para a pessoa viajante. A depender do aeroporto, há um terminal inteiro para quem viaja de primeira classe. Da mesma forma, espaço reservado na sala VIP.
Ah, e algumas companhias até providenciam carros de luxo para levar o passageiro ou passageira até a aeronave! Lá dentro, tem cabines realmente exclusivas, algumas até fechadas.
O serviço de bordo é renomado, inclusive, com comissários especialmente treinados para esse atendimento. E, mais uma das diferenças entre classe executiva e primeira classe é que, embora a primeira seja confortável, aqui, o viajante passa horas em um espaço similar a uma suíte.
Como reservar um assento na classe executiva ou primeira classe?
Nem todo mundo tem orçamento suficiente para bancar tarifa inteira em uma dessas classes. Mas, isso não significa que elas sejam totalmente inacessíveis à maioria das pessoas.
LEIA MAIS: Como evitar que suas milhas aéreas expirem? Siga estas dicas!
Em voos muito cheios, há situações em que a diferença de tarifa entre executiva e classe econômica é quase mínima. Além disso, algumas companhias lançam promoções ou upgrades de cabine quando há lugares vagos na Business.
Por outro lado, sabendo as diferenças entre classe executiva e primeira classe, por que não tentar um upgrade gratuito, caso seja um passageiro frequente? Muitas companhias oferecem isso!
E, mais ainda, tentar um upgrade usando suas milhas. Nada mal se dar esse presente, né?