Hy-Brasil: A história da ilha fantasma perdida no Atlântico
Já pensou em uma ilha cuja existência ninguém sabe ao certo, navegando sozinha pelo oceano? Essa é a lenda da Ilha Brasil, também chamada Hy-Brasil, uma história que intriga pessoas há muitos anos.
Vamos entender agora como uma história pode ser tão poderosa a ponto de influenciar exploradores e aparecer em mapas antigos. Confira agora e descubra os segredos da Ilha Brasil, uma história que vai além do nome do nosso país.
LEIA MAIS: Vai para alto mar? Veja o que evitar comer e beber num cruzeiro!
Ilha Brasil: a lenda do Atlântico
A Ilha Brasil, também conhecida como Hy-Brasil, é uma lenda fascinante. Segundo as histórias, esta ilha misteriosa estava localizada na costa da Irlanda e tinha a peculiaridade de se mover pelo Oceano Atlântico, até desaparecer sem deixar vestígios.
É comum acreditar que o Brasil foi nomeado devido à árvore pau-brasil. Antes disso, era chamado de Ilha de Vera Cruz e Terra de Santa Cruz. Contudo, o nome Brasil já era conhecido antes das Grandes Navegações. Vem da Ilha Brasil, um local mítico no Atlântico. Esta ilha, envolta em mistérios, era conhecida por vagar pelos oceanos.
A Ilha na mitologia Celta
De acordo com relatos celtas da Idade Média na Irlanda, a Ilha Brasil era coberta por uma densa neblina e tinha um formato circular perfeito. A cada sete anos, a neblina desaparecia, revelando a ilha. Esta história se espalhou pela Europa, aparecendo em mapas desde 1325 até o século 19.
Não foi à toa que a Ilha Brasil teve várias denominações, como Ilha de São Brandão e Atlântida Irlandesa. Ela apareceu em diversos mapas antigos, como o mapa da Catalunha de 1325 e outros até o século 15.
De forma curiosa, sua localização variava nesses mapas, movendo-se do oeste da Irlanda para locais como os Açores e as Caraíbas.
Mudanças de localização
A posição da Ilha Brasil nos mapas era inconsistente. Inicialmente, a oeste da Irlanda, ela migrou para locais como os Açores e até o litoral do atual Brasil.
Muitos a consideravam uma lenda, embora sua presença frequente em mapas históricos gerasse debates. Alguns especulam que o nome do Brasil poderia ter vindo desta ilha, em vez da árvore pau-brasil.
A lenda em torno da Ilha Brasil
Na lenda, a Ilha Brasil era um lugar mágico, habitado por fadas e deuses. O nome “Hy-Brasil” vinha de Breasal, um semideus e rei. Para os celtas, a ilha simbolizava o ‘Outro Mundo’, um local de vida após a morte, possivelmente uma civilização avançada.
Algumas versões da lenda sugerem que a ilha era habitada por padres e monges guardiões de conhecimentos ancestrais. São Brandão, um monge do século 7, é dito ter navegado em busca da Ilha Brasil, possivelmente alcançando a América antes dos europeus.
As raízes do nome
O nome “Brasil” da ilha pode vir do irlandês ‘Uí Breasail’, significando ‘descendentes de Bresail’.
Outras teorias ligam o nome ao cinábrio, um mineral vermelho usado em pinturas pelos celtas. O termo O’Brasil era associado aos comerciantes de cinábrio, que desapareceram na névoa do Atlântico.
LEIA MAIS: 7 destinos imperdíveis para explorar de ônibus pelo Brasil
Expedições em busca da Ilha
Ao longo dos séculos, muitos navegaram em busca da Ilha Brasil. Relatos de avistamentos incluem o de um capitão em 1636 e do Capitão John Nisbet em 1674, que alegou ter conversado com um habitante da ilha.
No entanto, o último avistamento registrado foi em 1874 por T. J. Westropp, que afirmou ter visto a ilha desaparecer no oceano.