Pizza brasileira conquista o paladar mundial e se destaca em ranking
Descubra como o Brasil se tornou uma potência global na arte da pizza, com destaques no ranking mundial
É necessário destacar que o Brasil possui grande protagonismo no cenário gastronômico mundial devido ao seu consumo e produção de pizzas. Isso se dá pelo fato de que diariamente são preparadas aproximadamente 3,8 milhões de pizzas em todo o país.
Essa enorme quantidade coloca o Brasil como o segundo maior consumidor de pizzas do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
LEIA MAIS: 8 itens que você não deve deixar dentro de um carro quente
Desempenho brasileiro no ranking internacional
Recentemente, a 50 Top Pizza, uma associação italiana, divulgou um ranking no qual duas pizzarias brasileiras foram reconhecidas entre as 50 melhores do mundo.
A Bráz Pizzaria, localizada em São Paulo e com filiais no Rio de Janeiro, alcançou a 4ª posição. Esta pizzaria, fundada em 1998, tem se destacado por sua produção artesanal e qualidade excepcional.
A 1900 Pizzeria, também em São Paulo, no bairro Vila Mariana, foi classificada como a 26ª melhor do mundo. Inaugurada em 1983 pelo imigrante italiano Giovanni Paolo Momo, essa pizzaria se expandiu para dez filiais, mantendo a tradição e qualidade em cada uma delas.
Consumo de pizza no Brasil
Conforme mencionamos anteriormente, o Brasil não fica para trás quando o assunto é pizza. De acordo com pesquisas realizadas no país, são produzidas em média 2.630 pizzas por minuto. O estado do Ceará, em particular, se destaca na região Nordeste, produzindo quase 130 pizzas por minuto.
Isso representa mais de 20% do total da região, ficando atrás apenas da Bahia. O número de pizzarias ativas no Ceará cresceu significativamente, evidenciando ainda mais a popularidade da pizza no estado.
Diversidade no ranking mundial
A pizza, embora seja frequentemente associada à Itália, tem suas raízes no Egito e na Grécia antiga. No entanto, a versão moderna que conhecemos hoje teve origem em Nápoles, na Itália.
No ranking de 2023, houve uma surpresa, pois a pizzaria Grosso Napoletano, da Espanha, foi considerada a melhor do mundo. Os franceses, com a Big Mamma de Paris, garantiram a terceira posição, enquanto a pizzaria italiana Da Michele, de Nápoles, ficou em segundo lugar.
Além da Itália, o ranking incluiu pizzarias de diversos países, como Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, França, Polônia, Tailândia, Emirados Árabes Unidos e, claro, Brasil.
LEIA MAIS: Cidade do Canadá irá expulsar e multar pessoas com mau cheiro em bibliotecas
Brasil: um destaque global na pizza
Além das posições 4ª e 26ª, o Brasil também se destacou em outras categorias. A Mamma Jamma, uma pizzaria do Rio de Janeiro, foi avaliada como “Excelente” pelos jurados.
No ranking geral, três pizzarias paulistanas, QT Pizza Bar, A Pizza da Mooca e Laggera Pizza Napoletana, figuraram nas posições 51, 85 e 100, respectivamente. Esses rankings são baseados em avaliações de mais de 100 juízes anônimos e são supervisionados por especialistas da área gastronômica.