Você sabe qual a diferença entre cappuccino e latte?
A principal diferença está na vaporização do leite, o que inclui o flat white
Quem não gosta de café com leite? Sem dúvida, uma das melhores combinações que existem, essa dupla é democrática e versátil. Tanto que, dela, vieram bebidas deliciosas, como latte e cappuccino. Aliás, você sabe qual a diferença entre cappuccino e latte? E o que, afinal, é o flat white?
A vaporização é parte fundamental nessa diferença. Mas não é só isso!
LEIA MAIS: Por que algumas pessoas enjoam quando viajam? Veja que é mais afetado!
Vaporização e a diferença entre cappuccino e latte
Antes de mais nada, é preciso entender o processo de vaporização do leite. Em geral, nas máquinas de espresso, calor, ar e água são adicionados ao leite frio.
Esse procedimento desencadeia reações que alteram as propriedades do leite, conferindo volume, temperatura, elasticidade, doçura e resultando em uma espuma cremosa.
A quantidade de espuma gerada e a textura do leite vaporizado variam conforme a técnica. Tanto no cappuccino quanto no latte e no flat white, o leite vaporizado (cremoso e com espuma) e o café espresso são combinados.
A diferença real entre eles está na proporção entre café espresso e leite, assim como na quantidade de espuma de leite utilizada na receita.
Apresentando o cappuccino
Para entender melhor a diferença entre cappuccino e latte, vamos voltar às origens. O cappuccino é uma criação italiana, a partir de uma receita original simples. São apenas dois ingredientes: uma dose de espresso e leite vaporizado.
A versão clássica, encontrada em cafeterias ao redor do mundo, é composta por 1/3 de café espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite vaporizado. No entanto, é comum encontrar variações com outros ingredientes, como chocolate, canela, cacau em pó e chantilly.
A quantidade padrão da bebida geralmente é de cerca de 150ml, embora varie dependendo da escolha da xícara, pois deve preenchê-la até a borda. O cappuccino agrada especialmente aqueles que gostam de um café com leite excepcionalmente cremoso, com um sabor sutil de café.
Devido ao uso de apenas um terço de café, o destaque do cappuccino é o sabor adocicado do leite. Em resumo, a vaporização deixa o leite com textura aveludada, cremosa e brilhante.
E o latte?
O latte é uma bebida cafeinada amplamente disponível em cafeterias ao redor do mundo, inclusive em versões geladas. Assim como o cappuccino, pode ser preparado com adições de caramelo e chocolate.
Algumas variantes substituem o café espresso, como o matcha latte, feito com chá-verde em pó e leite vaporizado. O latte é geralmente servido em copos ou xícaras altas e finas, com volume variando de 200 a 300ml.
A composição típica inclui 1 parte de café espresso, 2 partes de leite vaporizado e 1 parte (ou menos) de espuma de leite. Em termos de cremosidade e sabor, destaca-se mais o leite do que o café. Portanto, tem uma textura mais delicada do que o cappuccino.
Por isso, é a escolha perfeita para quem prefere uma bebida mais leve, com sabor suave de café e textura refinada. Em resumo, a vaporização do leite deixa o latte com textura mais fina. Essa é a principal diferença entre cappuccino e latte.
E, por fim, o flat white
Já ouviu falar no flat white? É uma bebida feita com café espresso, leite vaporizado e uma delicada camada de espuma.
Sua origem pode ser atribuída à Austrália ou Nova Zelândia. O nome se associa à fina camada de espuma de leite vaporizado que cobre a bebida.
Normalmente, ele é servido em xícaras com capacidade entre 150ml e 180ml, e sua composição inclui 2 partes de espresso, 2 partes de leite e apenas uma pequena porção de espuma. Isso cria uma camada sutil na parte superior da xícara.
LEIA MAIS: Por que o bocejo é tão contagioso? Entenda a ciência por trás!
O flat white se destaca como uma excelente escolha para quem busca uma experiência em que o sabor do café se sobressai, já que há uma maior quantidade de espresso em comparação com o cappuccino.
E então, gostou do conteúdo? Se quiser ficar por dentro de assuntos relacionados à gastronomia, como bebidas sem álcool para harmonizar com queijo, continue acompanhando o Rotas de Viagem.