Você sabia? Marcas de carro que são da mesma família
Por trás das rivalidades: grandes montadoras que compartilham o mesmo DNA.
Na extensa história automobilística brasileira, vários fabricantes se tornaram famosos nas ruas e estradas do país. No entanto, poucos sabem que muitas dessas marcas, muitas vezes vistas como concorrentes, na verdade pertencem a uma única empresa-mãe.
Descubra os bastidores dessa indústria e saiba mais sobre a conexão entre essas gigantes do automobilismo.
LEIA MAIS: C3 Aircross 2024 contará com sistema de ar-condicionado especial – Veja o que se sabe!
Grupo Stellantis reúne marcas automotivas famosas sob um mesmo teto
O mercado automotivo brasileiro é marcado por gigantes como Volkswagen, Chevrolet e Fiat. No entanto, à medida que o tempo passa, novas marcas vão se estabelecendo no país e, curiosamente, muitas delas que parecem competir entre si são parte do mesmo conglomerado empresarial.
Em destaque, temos o Grupo Stellantis, que nasceu em 2021 da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Grupo PSA. Essa fusão mega poderosa uniu marcas tradicionais e muito queridas do público, como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, RAM, Dodge, Abarth e Chrysler.
Ao invés de serem concorrentes, essas marcas agora compartilham estratégias e metas dentro de uma das maiores empresas automotivas do mundo.
Grupo Stellantis une forças de suas marcas para ser mais eficiente
Uma das características distintivas do Grupo Stellantis na produção automotiva é a prática de compartilhar estruturas entre suas marcas. Essa estratégia, que otimiza recursos e maximiza resultados, ficou evidente em vários modelos do gigante automotivo.
Um exemplo marcante dessa prática é o motor 1.0 Firefly, que inicialmente era usado apenas pela Fiat e posteriormente adotado também pela Peugeot 208. Em uma escala maior, o design e os componentes dos modelos Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Fiat Scudo são praticamente idênticos, demonstrando uma verdadeira identidade compartilhada.
Contrariando a crença popular, essas marcas, que por muito tempo disputaram a atenção e a lealdade dos consumidores brasileiros, na verdade trabalham em conjunto no conglomerado Stellantis.
A competição, nesse caso, dá lugar a uma abordagem estratégica unificada, permitindo que o grupo sempre se saia vencedor no mercado automobilístico, independentemente da marca escolhida pelo consumidor.
Stellantis domina o mercado brasileiro em 2023 com o Fiat Strada como líder de vendas
Desde sua consolidação como um dos maiores conglomerados automotivos do mundo, a Stellantis tem mantido sua posição dominante no mercado brasileiro.
LEIA MAIS: Honda lança tecnologia para abrir garagens pelo celular – Veja como funciona!
A Fiat, sob a bandeira da Stellantis, liderou as vendas com sua picape Strada, conquistando o título de carro mais vendido até setembro de 2023, com impressionantes 86.638 unidades vendidas.
Mas a presença da Stellantis não se limita apenas à Strada. Outros modelos, como o Fiat Mobi, Fiat Argo e Jeep Compass, também têm feito sucesso e estão entre os dez mais vendidos em suas categorias, consolidando a posição do conglomerado franco-italiano como líder em várias frentes do mercado automobilístico brasileiro.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para não perder nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!