Por que Paris é conhecida como ‘Cidade Luz’? Desvende o motivo!
Se você parar e perguntar a qualquer pessoa qual é a Cidade Luz, certamente ela te responderá que é Paris, correto? Esse apelido ganhou bastante destaque, e há diversas razões para Paris ser reconhecida assim.
No passado, Paris era conhecida como Lutécia e Lukotekia, e só no século IV passou a se chamar Paris. O apelido Cidade Luz só surgiu 1.400 anos depois de seu nome ser estabelecido.
Para que você possa entender melhor sobre esse assunto, trazemos alguns dos principais motivos que levaram Paris a ser conhecida como Cidade Luz. Acompanhe abaixo!
LEIA MAIS: 6 Patrimônios Mundiais da UNESCO reconhecidos recentemente
Surgimento do iluminismo
O surgimento do iluminismo também está relacionado a esse apelido da cidade. O iluminismo foi um movimento cultural, filosófico e intelectual que começou no Reino da França, sendo um dos mais importantes fatores que contribuíram para a fama de Paris como Cidade Luz.
Esse nome ficou associado ao esplendor cultural e intelectual que caracterizava a cidade. Isso porque Lutécia se tornou um lugar rico em criatividade e conhecimento, que foram disseminados por toda a Europa.
Restauração da segurança e da ordem
No século XVII, Paris passou por momentos de conflitos e instabilidades internas. Diante disso, Luís XIV, também conhecido como Rei Sol, tomou medidas para restaurar a segurança e a ordem.
Com o objetivo de facilitar o trabalho da polícia e evitar que bandidos se escondessem na cidade, várias lanternas foram instaladas nas ruas de Paris para iluminá-las.
Esse projeto foi considerado muito ambicioso na época e representou uma grande inovação para o centro da cidade. Paris se tornou uma das primeiras cidades europeias a adotar medidas de iluminação urbana, o que originou o apelido Cidade Luz.
LEIA TAMBÉM: Por que as luzes do avião são apagadas ao pousar e decolar? Existe um bom motivo!
Chegada da eletricidade
Outro motivo que faz de Paris a Cidade Luz foi a chegada da eletricidade no século XIX. Essa tecnologia, essencial em nossa rotina atualmente, foi adotada nesse período e representou uma grande revolução.
Paris foi uma das primeiras cidades a substituir as lâmpadas de rua a gás por lâmpadas elétricas, e esse sistema foi adotado por toda a cidade. Assim, em 1880, as ruas de Paris já eram iluminadas por essa tecnologia.
Esses são alguns dos motivos que levaram Paris a ganhar esse apelido, que se tornou muito conhecido ao longo dos anos e faz todo sentido, não é verdade?
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para não perder nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!