10 cidades mais baratas do Brasil para se viver – Veja a lista!
De norte a sul do país, as cidades que aliam qualidade e custo de vida para quem busca algo mais acessível
O custo de vida, sem dúvida, subiu de forma assustadora nos últimos anos. Por isso, muita gente busca alternativas para incrementar a renda ou, ainda, locais onde seja mais econômico viver. Por isso, trouxemos uma lista com as 10 cidades mais baratas do Brasil para morar.
Porém, é importante salientar que, além do custo, é necessário pensar sobretudo na qualidade de vida. Sendo assim, a lista abaixo traz um compilado de locais que incluem segurança, acesso a serviços básicos e renda.
10 cidades mais baratas do Brasil para morar
Sobral (Ceará)
Sobral fica entre Fortaleza e Teresina. Além de ser uma das cidades mais baratas do Brasil para morar, oferece baixo custo de vida e uma economia em ascensão. Principalmente por possuir uma grande variedade de universidades públicas, atrai estudantes de todo o país.
LEIA MAIS: Economize! 4 táticas para conseguir passagens de avião mais baratas
Ji-Paraná (Rondônia)
A segunda maior cidade de Rondônia oferece um ambiente tranquilo e confortável para seus moradores. Além de ser uma das cidades mais baratas do Brasil, possui uma infraestrutura satisfatória e diversas oportunidades de trabalho.
Imperatriz do Maranhão (MA)
Antes de mais nada, vale celebrar a diversidade cultural de Imperatriz do Maranhão. Além disso, temos uma das cidades mais baratas do Brasil para morar, graças ao baixo custo de vida. Além disso, apresenta um bom índice de crescimento em sua economia.
Ao mesmo tempo em que se mostra um ambiente propício para negócios, tem uma população acolhedora e oferece uma excelente qualidade de vida para os habitantes.
Viçosa (MG): uma das cidades mais baratas do Brasil para morar
Viçosa abriga uma das mais renomadas universidades federais do país, o que, sem dúvida, mostra seu alto investimento em educação. Por outro lado, possui um custo de vida mais baixo que o das capitais. Sem falar no ambiente tranquilo e seguro para os moradores.
LEIA TAMBÉM: Imãs de riqueza: Veja as cidades com mais milionários pelo mundo!
Teixeira de Freitas (BA)
No sul da Bahia, Teixeira de Freitas se destaca pelo baixo custo de vida, o que a faz uma das cidades mais baratas do Brasil para morar. Além disso, dispõe da qualidade do ensino público, economia em crescimento e população em constante expansão. Ou seja, o município oferece ótima infraestrutura e diversas oportunidades de emprego.
Novo Hamburgo (RS)
No interior do Rio Grande do Sul, Novo Hamburgo combina um custo de vida mais acessível com uma economia forte. Em primeiro lugar, destaca-se pela produção de calçados, além de dispor de infraestrutura e uma atmosfera acolhedora para seus moradores.
Uberaba (MG): investimento em educação e uma das cidades mais baratas do Brasil para morar
Uberaba, uma das maiores cidades de Minas Gerais, se mostra como uma opção interessante para quem busca um custo de vida mais baixo. Embora tenha uma economia voltada para a agropecuária, oferece custo de vida acessível e qualidade de vida. Por fim, abriga importantes universidades públicas.
Mossoró (RN)
No Rio Grande do Norte, a cidade une custo de vida mais baixo à rica variedade cultural. Conhecida pelas festas de São João e produção de frutas, a cidade oferece excelente qualidade de vida para seus moradores.
Anápolis (GO)
Partindo para o Centro-Oeste, temos o terceiro maior município de Goiás entre as cidades mais baratas do Brasil para morar. Uma de suas principais características é, sem dúvida, o baixo custo de vida e a infraestrutura de qualidade.
Anápolis abriga um polo industrial forte, principalmente no setor farmacêutico. Por isso, oferece diversas oportunidades de emprego e um ambiente favorável ao empreendedorismo. Conheça mais sobre Anápolis e as vantagens de se mudar para essa cidade econômica.
LEIA TAMBÉM: Morar em Portugal: 12 cidades entre as mais baratas no país!
Guaratinguetá (SP)
Por fim, chegamos a Guaratinguetá, no interior de São Paulo. O que a torna uma das cidades mais baratas do Brasil para morar é o baixo custo de vida aliado à estrutura turística e industrial. Próxima à capital e ao litoral, se destaca como um ponto estratégico para moradia e lazer.
Quer saber mais sobre o custo de vida em outras cidades? Confira nossas dicas no site Rotas de Viagem.
Fonte: Diário do Litoral