5 truques para reduzir o vício no seu aparelho celular

Como ter uma relação mais equilibrada com o seu smartphone.

Se você se sente refém do seu smartphone e deseja ter uma relação mais saudável com o aparelho, então confira estas 5 dicas valiosas para reduzir a dependência e encontrar o equilíbrio em seu uso.

Quer reduzir o “vício” em celular? Aqui estão 5 dicas para não se tornar refém do smartphone

Não durma com o celular

Deixar o smartphone fora do quarto na hora de dormir é necessário para uma boa qualidade de sono. A luz azul emitida pela tela interfere na produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono. Além disso, as notificações e chamadas podem interromper o seu descanso, prejudicando a qualidade do sono.

LEIA MAIS: 4 mentiras populares que vemos nos filmes de Hollywood

Não leve o celular para o banheiro

Usar o celular no banheiro pode parecer inofensivo, mas é um hábito que pode trazer consequências indesejadas. O ambiente do banheiro é repleto de germes e bactérias, que podem se alojar no seu aparelho e causar problemas de saúde.

Reserve horários para desconectar

Reserve horários específicos durante o dia para se desconectar do smartphone. Determine momentos para checar as redes sociais, responder mensagens e e-mails.

Essa prática ajuda a reduzir a dependência e a controlar o tempo gasto no aparelho. Utilize as funcionalidades nativas do seu smartphone, como o modo “Não Perturbe” e os limites de tempo de tela, para te auxiliar nessa jornada.

Ative o modo preto e branco

Ativar o modo preto e branco no smartphone pode ser uma estratégia eficaz para diminuir o apelo visual do aparelho. Isso porque as cores vivas e vibrantes dos aplicativos podem nos prender e nos fazer passar mais tempo no celular do que o necessário.

Ao utilizar o modo preto e branco, você reduzirá o estímulo visual e tornará o aparelho menos atraente, facilitando o desapego.

LEIA MAIS: Sem espaço? 4 truques para organizar seus sapatos na bagagem!

Busque atividades offline

Encontre outras atividades que te proporcionem prazer e satisfação fora do mundo virtual. Ou seja, leia um livro, faça exercícios físicos, encontre amigos, explore hobbies e descubra novas paixões.

Ao preencher o seu tempo com experiências offline, você diminuirá a dependência do smartphone e se abrirá para um mundo de possibilidades reais. Ao seguir essas 5 dicas, você estará no caminho para uma relação mais saudável com o seu smartphone.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também