Seis doces típicos da África e o melhor da diversidade culinária!
Continente de cultura riquíssima e povo hospitaleiro, a África tem doçaria que representa bem a influência dos diversos povos que passaram por seus países;
Mais de 800 milhões de habitantes, 54 países, 2092 línguas faladas, oito mil dialetos… a diversidade impressiona, mas ainda há quem insista em homogeneizar a África como um só povo ou, até mesmo, uma só nação. O fato é que o gigante continente é dono de uma cultura riquíssima cujos traços incluem gastronomia milenar de sabores marcantes. Obviamente, a confeitaria não ficaria de fora! Confira seis doces típicos da África que representam bem a variedade de cada país!
É bom entender que a gastronomia de um país funciona como instrumento propagador da cultura. Poucos elementos retratam bem um povo e suas tradições como a cozinha. A complexidade da África é impossível de ser resumida, já que cada país tem suas influências e preferências gastronômicas. Afinal, o continente recebeu hordas de colonizadores que se misturaram à cultura local para dar origem ao mosaico cultural africano. Inevitavelmente, tantas heranças são refletidas nos pratos típicos de cada país da África.
Portugueses, holandeses, franceses e ingleses estão entre os principais colonizadores do continente africano. A fusão com os povos nativos originaram pratos únicos que, pouco a pouco, vão ultrapassando fronteiras e ganhando o mundo. Por enquanto, vamos nos limitar a seis doces típicos africanos que complementam, de forma exemplar, qualquer refeição!
Influências da gastronomia africana
Antes de falarmos sobre os doces típicos da África, é interessante compreender como a culinária do continente foi e ainda é construída ao longo da História. Bom frisar que cada porção africana tem históricos diferentes, em razão dos diferentes modos de colonização. O resultado são alimentos tradicionais distintos influenciados pelos países europeus, comércio de escravos e alimentos indígenas. Os pratos foram se fundindo ao longo dos anos, criando refeições muito características.
A África Austral é a região de maior mistura entre as culturas tradicionais africanas, índios, europeus e asiáticos. Isso se deu devido ao fato de determinados países, como a África do Sul, estarem situados na rota marítima que ligava Oriente e Ocidente. Assim, começaram a ser introduzidos ingredientes diversificados, como especiarias árabes (açafrão, canela, gengibre e cravo), arroz, pimentão, tomates, limões, porcos domésticos e batatas.
As Áfricas Ocidental e Central, por outro lado, sofreram menor influência européia na culinária pelo contato mínimo com colonizadores. Deste modo, a cozinha ainda preserva os ingredientes e técnicas tradicionais africanos adicionando, apenas, mandioca, amendoim e pimenta. Os elementos foram trazidos a partir do comércio escravo no século 16.
Doces típicos da África
Malva Pudding
O malva pudding é uma sobremesa típica da África do Sul e muito parecida com um bolo. A geléia de damasco e açúcar mascavo são os principais ingredientes do pudim malva, uma herança da colonização holandesa. A forma mais indicada de servir é ainda quente e acompanhado de sorvete ou creme de baunilha. E, prepare-se, pois o malva pudding é uma sobremesa bem doce!
Xalwo
O xalwo é um doce típico da Somália bastante servido em festas e celebrações especiais. É como uma adaptação da halva, um doce do Oriente Médio feito com sementes de gergelim. Mas, na variação africana, os ingredientes são cardamomo em pó, noz moscada, manteiga ghee, açúcar e amido de milho. Algumas receitas ainda levam amendoim, o que dá mais textura e sabor ao doce.
Melktert
O melktert é um exemplo típico da influência dos colonizadores europeus na culinária africana. Inspirado na mattentaart, torta holandesa, a variação sul-africana é um tipo de torta de leite com massa crocante feita, também, com ovos, açúcar e recheio bem cremoso. Normalmente, é servida gelada com canela polvilhada.
Koeksisters
O koeksisters é um tipo de bolinho de chuva, porém, em formato de trança em vez de redondinho. A massa também é frita e banhada em calda de açúcar, limão e especiarias. Essa delícia é servida no chá ou café da tarde.
Qumbe
O qumbe é o doce de coco africano e tem preparo muito, muito simples! Seus ingredientes são coco ralado, leite de coco, açúcar refinado, leite e farinha de trigo.
Mandazi
Outro doce bem parecido com o nosso bolinho de chuva, o mandazi é típico da culinária Suaíli. Feito com amendoim, leite de coco e amêndoas, funciona bem como aperitivo ou acompanhando outro prato.