Não é apenas carinho! Veja 4 motivos pelos quais os cachorros lambem seus donos
Entenda os motivos por trás dos "lambeijos" dos cachorros.
Assim como as pessoas, os cachorros demonstram seus sentimentos de várias formas, e uma delas é através de “lambeijos”. O hábito de lamber o rosto do dono pode ser incentivado ou não, dependendo da criação do pet, e geralmente é interpretado como uma demonstração de carinho.
No entanto, existem várias razões pelas quais eles fazem isso. Listamos alguns dos principais motivos pelos quais os cachorros lambem o dono. Confira a seguir.
Significado do comportamento:
Confira agora alguns dos motivos que levam os pets a lamber o rosto do tutor:
Pedir comida
Quem nunca teve que afastar um cachorrinho do rosto para evitar que ele lambesse e acabou recebendo um “lambeijo”?
Um dos motivos pelos quais os animais fazem isso é para demonstrar que estão precisando de alguma coisa. Por exemplo, assim como os lobos, os cachorros têm o hábito de lamber a boca da “mãe” para pedir comida.
No entanto, essa ação não necessariamente significa que eles queiram comida, pode ser que estejam com sede ou precisem sair para fazer as necessidades. Na maioria das vezes, quando eles lambem o rosto, é para chamar a atenção do dono e satisfazer suas necessidades.
LEIA MAIS: Parece piada: Motorista coloca cachorro ao volante para evitar uma multa!
Afeto
Como muitos imaginam, essas lambidas no rosto podem sim ser uma demonstração de carinho que seu pet tem por você. Os cães fazem isso para mostrar que o vínculo entre vocês é forte e para afirmar que o amor que existe entre eles é recíproco. Fofo, não é?
Estresse
Já reparou que em algum momento da vida, os pets ficam com a mania de lamber as patinhas compulsivamente? Essa ação nada mais é do que uma forma deles aliviarem o estresse e a ansiedade. Então, quando seu cachorro tenta lamber seu rosto, ele pode estar tentando se acalmar em relação a algo.
LEIA TAMBÉM: 7 raças de cachorro que vivem por bastante tempo
Submissão
Por fim, assim como os cachorros lambem o dono para demonstrar afeto, eles também podem fazê-lo como uma forma de mostrar submissão. É a maneira deles “falarem” com os tutores, mostrando que estão dispostos a obedecer e respeitar a autoridade deles.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber todas as informações diretamente no seu celular.