Afinal, por que apoiar os cotovelos na mesa é considerado rude?

Seguir algumas dicas básicas de etiqueta à mesa é fundamental especialmente nas ocasiões sociais.

A ação de colocar os cotovelos na mesa durante uma refeição sempre foi considerada rude em muitas culturas ao redor do mundo. Mas por que isso é tão malvisto? Embora possa parecer uma das regras de etiqueta à mesa mais arbitrárias, há razões históricas e culturais por trás dela.

Por que é rude colocar cotovelos na mesa

Uma das principais razões pelas quais apoiar os cotovelos na mesa é considerado rude está ligada à noção de respeito e consideração pelos outros sentados à mesa. Quando estamos em uma refeição compartilhada, devemos evitar fazer qualquer coisa que possa incomodar ou causar desconforto aos que estão ao nosso redor. Colocar os cotovelos na mesa pode ser interpretado como um gesto que invade o espaço pessoal dos outros e é incômodo para eles.

Além disso, a regra de não apoiar os cotovelos na mesa tem raízes históricas, que remontam a civilizações antigas. Em tempos passados, as mesas eram frequentemente compartilhadas por várias pessoas, e colocar os cotovelos nelas poderia levar a disputas e conflitos. Ter boas maneiras à mesa era uma forma de evitar confrontos, mostrando respeito e consideração pelos outros.

LEIA MAIS: Coisas rudes que você NUNCA deve fazer ao viajar em grupo

Confira a seguir algumas outras regras de etiqueta à mesa

Não mastigar de boca aberta ou falar enquanto come

Uma das regras mais básicas de etiqueta é mastigar de boca fechada e evitar falar com comida na boca. Não é uma situação agradável de presenciar e você ainda pode colocar pequenos pedaços de comida para fora enquanto fala.

Lavar as mãos antes das refeições

Seja em casa ou restaurantes, nunca deixe de lado a higiene. Portanto, antes das refeições, lave suas mãos e evite tocar em celulares ou outros equipamentos sujos.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa revela a cidade mais rude do Brasil; veja o ranking indesejado!

Não adicionar grandes porções de comida no prato

Com exceção dos pratos que já chegam prontos à sua mesa, evite colocar grandes quantidades de comida. Isso demonstra calma e educação.

Embora as normas de etiqueta possam evoluir e mudar com o tempo, a regra de não colocar os cotovelos à mesa ainda é amplamente seguida em muitos contextos sociais e profissionais. No entanto, é importante ressaltar que as regras podem variar entre diferentes culturas e situações, e é sempre bom estar ciente das práticas locais ao participar de uma refeição em um ambiente específico.

Gostou desse conteúdo e quer ver outros como este? Selecione a opção “Seguir”, no Google Notícias, e fique por dentro de todas as novidades do Rotas de Viagem em seu smartphone!

Você pode gostar também