O carregamento rápido pode danificar a bateria do seu celular? Confira!
Veja as dicas do que fazer para evitar esse problema.
Em um mundo cada vez mais rápido e tecnológico, a população tem buscado agilidade quando o assunto é o carregamento da bateria do smartphone. Nesse contexto, surgem os aparelhos que recarregam de forma veloz a energia do seu dispositivo, mas será que o carregamento rápido pode destruir a bateria?
Os carregadores que realizam esse tipo de carga prometem o carregamento completo do aparelho em torno de 15 a 30 minutos, gerando dúvidas se essa prática é realmente segura para a vida útil da bateria. Confira tudo sobre esse assunto logo abaixo!
Prejudica a bateria?
O grande problema desses tipos de carregadores é que costumam gerar muito mais calor do que os convencionais. Dessa forma, o excesso de temperatura prejudica a vida útil da bateria e o seu funcionamento natural, podendo levar até a explosão do aparelho.
Além disso, o aquecimento do smartphone também pode prejudicar outros componentes do telefone como a câmera, visor e o alto-falante.
Enquanto os celulares podem permanecer em um carregador convencional durante toda a noite, os smartphones conectados aos carregadores rápidos vão estar comprometidos pelo calor provocado, mesmo nos aparelhos que possuem sistema de segurança de bateria.
LEIA MAIS:
- Deixar o carregador ligado na tomada consome muita energia? Veja onde realmente mora o problema!
- O que acontece se usar um carregador antigo no seu celular? Entenda!
Existem riscos?
Além dos danos ao aparelho, o carregamento rápido durante toda a noite pode provocar a explosão do dispositivo e incêndios devido ao superaquecimento.
Junto a isso, muitas pessoas utilizam carregadores de carregamento rápido proveniente de lojas não oficiais, que em sua maioria não são certificados e não possuem sistema de segurança para evitar o aquecimento.
O que fazer para manter a vida útil da bateria
Primeiramente, o ideal é evitar o uso de carregadores rápidos durante a noite, preferindo um carregador convencional, original e de boa qualidade. Ao perceber qualquer sinal de superaquecimento, o recomendado é desconectar o cabo imediatamente.
Outro ponto importante é que o nível da bateria ideal é entre 20% a 80%. Isso auxilia em sua vida útil e evita desgastes desnecessários.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!