Frases para nunca falar para os seus filhos – e o que dizer no lugar!
Educar é uma tarefa muito complexa, principalmente para os pais de primeira viagem. Por isso separamos algumas dicas de como agir em relação aos seus filhos.
Mães e pais, quais de vocês nunca ficaram impacientes com alguma situação e acabaram falando algo sem pensar para os seus filhos? Falas como essas podem ter um grande peso e acarretar consequências a longo prazo.
Sabendo disso, trouxemos a dica mais valiosa sobre como agir com os filhos e evitar que situações como essa aconteçam. Confira a seguir.
Como falar com seus filhos
Crescer em um ambiente confortável, prazeroso e recebendo muito amor já é um grande passo para que o seu filho cresça e se torne um adulto com uma educação excepcional.
No entanto, essa harmonia não se mantém 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. Em algum momento, cenas desagradáveis acabam acontecendo.
LEIA MAIS: 5 erros ao limpar a casa que (quase) todo mundo comete
Sendo assim, expressões como “pare de ser egoísta”, “deixe de drama” ou até mesmo a famosa “por que você não pode ser mais como o seu irmão?” acabam sendo ditas.
Essas frases têm um valor significativo muito grande para a criança, principalmente por vir de uma pessoa que ela admira.
Então, em situações assim, é importante que os pais deixem claro para os seus filhos que eles estão desapontados com a situação em si e não com quem eles são como pessoas. É a melhor maneira de agir com os filhos em situações estressantes.
Comunique-se de forma positiva
Sendo assim, a dica mais importante para momentos como esses é a de sempre ter uma comunicação positiva com eles.
A conversa e a forma como se fala são métodos eficazes para se garantir uma boa educação e uma relação pai/mãe-filho saudável.
Tendo isso em vista, nas situações citadas anteriormente, as frases faladas podem e devem ser reformuladas. Por exemplo, ao invés de falar “deixe de drama”, puxe uma conversa com o(a) pequeno(a) e pergunte “o que você está realmente sentindo?”.
LEIA TAMBÉM: 5 frases que indicam um ambiente de trabalho bem tóxico; você já ouviu alguma delas?
Ou então, quando você precisa que ele(a) faça algo, não fale em tom mandatório, mas sim delicadamente, como, por exemplo: “eu gostaria que você arrumasse os seus brinquedos”.
A conversa feita olhando nos olhos e de forma positiva sempre vai ser a solução para garantir uma boa relação entre os pais e os seus filhos na hora das lições.
Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.