Governo italiano quer multar em até €100 mil quem usar inglês ou outras línguas; saiba mais!
A proposta é defendida pelo partido da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.
Falar inglês na Itália ou utilizar outras palavras estrangeiras em documentos e comunicações oficiais, se depender do governo de Giorgia Meloni, pode gerar multa. Os valores das multas podem girar em torno de 5 mil a 100 mil euros.
A medida é uma proposta legislativa de Fabio Rampelli, parlamentar apoiado pelo governo da primeira-ministra. Assim, com forte resistência da população e de intelectuais, a justificativa se dá como forma de defender o idioma italiano.
Combate à “anglomania”
Nas redes sociais, Fabio Rampelli defende o combate do que chama de “anglomania”, ou seja, o uso excessivo de palavras inglesas por profissionais do governo italiano, como políticos e funcionários públicos. Além disso, ele propõe multar aqueles que desobedecerem à lei.
Assim como outros países, a Itália também sofre com a influência do inglês em seu idioma. Por exemplo, termos como social media, briefing, framework, stakeholders, entre outros, também estão presentes no cotidiano italiano.
LEIA MAIS:
- Você sabe qual a diferença entre hotel e pousada? Saiba agora como escolher!
- 5 coisas para apreciar na sua próxima viagem – para aproveitar mais!
No entanto, se de um lado estão pessoas que defendem o uso da língua de modo fluido, como algo em constante evolução, de outro existem aquelas que defendem a “proteção” do idioma nacional. Neste último grupo, está o partido de Giorgia Meloni.
Além das instituições governamentais, a proposta de lei prevê a proibição do uso de estrangeirismos também nas universidades e nas escolas de toda a Itália. Portanto, com exceção dos cursos oferecidos aos estudantes estrangeiros e dos cursos de língua italiana com habilidades em outros idiomas, os professores devem ministrar todas as aulas em italiano.
O partido, que se considera de extrema-direita, promove a defesa de ideais conservadores nacionais, tais como a proteção da língua e a redução das influências estrangeiras.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!