5 alimentos perigosos que você tem em casa e não sabia
Alguns alimentos podem ser tóxicos. Conhecê-los é importante para evitar intoxicações e problemas de saúde
Embora a maioria dos alimentos seja segura e nutritiva para o consumo humano, existem algumas comidas que podem ser tóxicas. Conhecer esses alimentos é importante para evitar possíveis intoxicações e prevenir problemas de saúde. Vamos a eles:
Alimentos perigosos que você tem em casa e não sabia
Sementes de maçã
As sementes de maçã contêm uma pequena quantidade de ácido cianídrico, que é uma substância tóxica para os seres humanos. No entanto, para causar danos significativos, é necessário consumir uma grande quantidade de sementes.
Ainda assim, é importante não comer as sementes de maçã, pois podem causar dor de estômago, náuseas e outros sintomas desagradáveis.
LEIA MAIS: Inchaço indesejado? Veja 4 alimentos que você deve evitar na dieta!
Noz moscada
A noz moscada é outra comida que pode ser tóxica se consumida em grandes quantidades. Ela contém uma substância chamada miristicina, que pode causar alucinações, tonturas e outros efeitos colaterais.
Evite consumir grandes quantidades de noz moscada, especialmente se você estiver grávida ou amamentando.
Batatas verdes
As batatas verdes contêm uma substância chamada solanina, que pode ser tóxica em grandes quantidades. A solanina pode causar náuseas, vômitos, dor de cabeça e outros sintomas desagradáveis. Não coma batatas verdes ou partes verdes de batatas, como os brotos, para reduzir o risco de intoxicação.
LEIA MAIS: 6 opções saudáveis para saciar a fome sem culpa – e com muito sabor!
Carambola
A carambola é uma fruta exótica que contém uma substância tóxica chamada ácido oxálico. Em pessoas saudáveis, o ácido oxálico é geralmente eliminado pelo organismo sem causar problemas. Contudo, em pessoas com problemas renais, o ácido oxálico pode se acumular no sangue e causar problemas de saúde graves, como convulsões e coma.
Castanhas
As castanhas são ricas em nutrientes e são geralmente seguras para consumo humano. No entanto, algumas castanhas, como as castanhas-do-Pará, contêm uma grande concentração de selênio, que pode ser tóxico em excesso.
É importante evitar comer grandes quantidades de castanhas-do-Pará ou de outras castanhas ricas em selênio, pois o risco de intoxicação pode ser muito alto. A recomendação diária é ingerir aproximadamente 55 microgramas de selênio (mcg), sendo o limite máximo permitido de 400 mcg de Se por dia.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!