Você sabe qual a diferença entre hotel e pousada? Saiba agora como escolher!
A diferença entre hotel e pousada está, principalmente, no tamanho e proposta na prestação de serviços
Quando viajamos, sempre há a opção de escolher entre diferentes meios de hospedagem. Por exemplo, locação de apartamentos, hotéis e pousadas. Nisso, qual a diferença entre hotel e pousada? O que os distingue quanto serviços e tamanho?
A princípio, estes são os primeiros diferenciadores entre ambos. Como veremos adiante, os hotéis são normalmente maiores e, embora cada vez mais personalizados, disponibilizam serviços mais formais.
Já as pousadas, ainda que as maiores, são mais intimistas, com proposta de serviço que faça com que o hóspede se sinta em casa. Normalmente, são gerenciadas até pelos proprietários. Veja, a seguir, qual a diferença entre hotel e pousada para escolher sem erro ao viajar.
A diferença entre hotel e pousada: qual a proposta dos hotéis?
Inicialmente, os hotéis têm maior porte, possuem mais habitações, mas nem sempre, mais serviços que as pousadas. Isso dependerá, principalmente, da sua classificação entre três, quatro ou cinco estrelas.
LEIA MAIS: 5 coisas para apreciar na sua próxima viagem – para aproveitar mais!
De qualquer forma, os serviços são normalmente mais formais, embora cada vez mais os estabelecimentos tenham oferecido algo personalizado. Nos hotéis, o viajante normalmente encontra restaurante com três refeições (mesmo que pagas à parte da diária), entretenimento (nos padrões quatro estrelas acima), entre outros. Por exemplo:
- classificação por estrelas
- diferentes categorias de acomodação (de hotel a resort)
- maior estrutura, com hotéis que chegam a mais de 200 quartos
- equipe mais robusta, justamente pela variedade de serviços
- a depender do hotel, oferece: concierge, bares, área de lazer completa, SPA, academia e área para crianças
Novamente, reforçamos que, neste ponto, a diferença entre hotel e pousada dependerá da categoria do primeiro.
E como é uma pousada?
A princípio, as pousadas vêm com uma proposta mais intimista, como se o viajante precisasse se sentir em casa (e precisa mesmo). Logo, elas normalmente são menores, gerenciadas pelos proprietários e com aspecto aconchegante.
É claro que os serviços também dependem da categoria das pousadas, pois hoje, existem estabelecimentos de alto luxo que surpreendem. Porém, embora não dê para estabelecer um padrão, esse tipo de hospedagem geralmente apresenta:
- prédios horizontais com não mais de três andares
- número reduzido de quartos
- um edifício só ou estrutura de chalés e bangalôs
- serviço intimista
- decoração conforme a região
LEIA TAMBÉM: Não seja aquele hóspede! Veja 10 atitudes para jamais se ter em hotéis!
Não é uma regra, mas aqui, pode ser que a diferença entre hotel e pousada também esteja no preço. Em boa parte das vezes, as diárias em pousadas são mais baratas. Porém, como já mencionamos, há estabelecimentos de alto luxo cujos valores nem sempre são tão baixos.
Em suma, a diferença entre hotel e pousada está mais na proposta de serviço e estrutura. Contudo, há um limiar cada vez mais tênue nisso, pois os dois meios têm diferenciado suas ofertas para algo personalizado e intimista.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!