4 ingredientes da sua cozinha que servem como fertilizantes naturais
Veja como aproveitar alimentos e sobras da cozinha para fertilizar suas plantas.
Todo bom dono de plantas sabe que, para ficarem bonitas e saudáveis, elas precisam ser “abastecidas” por certas substâncias e, nesse sentido, sabe-se que o uso de fertilizantes naturais são uma excelente opção.
Com o uso deles, além de ajudar sua plantinha, você também colabora para um planeta menos poluído. E, para melhorar ainda mais, você sabia que pode usar comidas que iriam para o lixo como fertilizantes? Confira a seguir alimentos da sua cozinha que podem ser reaproveitados para cuidar das suas plantas.
Alimentos (e restos) que servem como ótimos fertilizantes naturais
Gelatina sem sabor
A gelatina sem sabor é um excelente fertilizante, especialmente para plantas que ficam dentro de casa. Isso porque essa gelatina é rica em nitrogênio — o natural, não o poluente — e o libera lentamente, sem queimar as raízes da planta.
Assim, você pode usar a gelatina se as folhas de suas plantas estiverem ficando em tom amarelado, e em um ou dois dias, ela estará recuperada. Lembre-se de que é preciso ser gelatina sem sabor ou aditivos.
LEIA MAIS: 5 formas diferentes para aproveitar a borra de café; aprenda!
Borra de café
Após passar aquele cafezinho para tomar à tarde, não jogue a borra no lixo. Utilize-a como fertilizante de plantas, pois serve como um dos melhores materiais para compostagem.
Isso ocorre pela riqueza de potássio, fósforo e nitrogênio presentes na borra do café, que irão enriquecer o solo e auxiliar a planta a absorver cada vez mais nutrientes.
Casca de ovo
Talvez seja comum que você, como muitas pessoas, assim que acaba de partir os ovos, joga as cascas no lixo, mas espera aí! Que tal aproveitar 100% desse alimento? As cascas de ovos são excelentes fertilizantes para as plantas, pois são ricas em cálcio, magnésio e nitrogênio.
Esses nutrientes fortalecem as paredes celulares da planta e minimizam as chances de apodrecimento.
Casca de banana
As cascas de banana podem ser usadas como fertilizante para as plantas, já que são ricas em potássio, cálcio e magnésio, que ajudam a fortalecê-las e aumentar sua fotossíntese. Para usá-las como fertilizante, basta deixá-las em água por alguns dias e usar a água para hidratar as plantas, permitindo a elas uma absorção mais rápida dos nutrientes.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.