Mulheres x Homens: Quem realmente oferece mais segurança no trânsito? Levantamento aponta resposta!

As mulheres são menos propensas a multas e até a causar mortes no trânsito.

A sociedade patriarcal em que vivemos consolidou a frase: “Mulher no volante, perigo constante”, mas essa é uma grande falácia. O fato é que, em um comparativo, a mulher no trânsito tende a oferecer bem mais segurança que o homem.

Após as comemorações do mês da mulher, o Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito de Estados de São Paulo) fez um levantamento constatando que as mulheres oferecem bem mais segurança que os homens.

Para entender mais detalhes sobre isso, continue lendo.

A mulher tende a oferecer mais segurança no trânsito

Segundo informações do Detran SP, houve 5.397 fatalidades no trânsito em 2022, das quais 4.443 envolveram homens (82,3%) e 932 (17,2%) envolveram mulheres, enquanto 22 óbitos não tiveram sua identificação de gênero confirmada.

LEIA MAIS:

Assim, o fato é que os homens são a maioria no trânsito, mas quando comparamos os índices de acidentes e mortes, as mulheres dominam as menores taxas.

As mulheres mostram-se mais cautelosas e prudentes no volante e têm, em sua maioria, uma direção defensiva, acabando, assim, envolvendo-se em menos acidentes do que os homens. Essa prática contribui para um ambiente mais seguro tanto para quem dirige como para quem é passageiro ou pedestre.

Outro indício, bem forte, de que as mulheres são mais prudentes e excelentes motoristas é o índice de multas. As estatísticas apontam que 79% das multas são recebidas por homens, enquanto apenas 21% das mulheres são multadas.

As mulheres também são as maiores contratadoras dos serviços de seguro no trânsito. Elas representam pouco mais da metade da percentualidade na contratação dos seguros e serviços que cobrem os danos de alguma infração ou acidente.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também