5 direitos dos idosos que talvez você ainda não conheça
Saiba mais como funciona algumas leis referentes à terceira idade
Segundo a Lei Federal 10.741/2003, idoso é aquele que já completou 60 anos. Conhecida também como “Estatuto do Idoso”, a mesma declara alguns direitos dos idosos já definidos na Constituição e garantiu outros novos.
Diante disso, os direitos dos idosos funcionam para todos aqueles que possuem idade igual ou superior a 60 anos. Contudo, existem algumas exceções, se tratando da isenção no transporte público, em que a lei diz que precisa ter idade superior a 65 anos.
Sendo assim, com o intuito de esclarecer algumas dúvidas que muitos possuem, listamos 5 direitos dos idosos que se aplicam em todo o território nacional. Confira a seguir!
5 direitos dos idosos que você precisa saber
Direito a um acompanhante em casos de internações e problemas de saúde
De acordo com o artigo 16 do Estatuto, em caso de internação ou apenas em observação, é assegurado ao mesmo o direito a acompanhante. Ficando sob responsabilidade do órgão de saúde possibilitar as condições adequadas para a permanência em tempo integral, segundo o critério médico.
LEIA MAIS: Quais idosos têm direito a gratuidade ou descontos em viagens? Confira!
Medicamentos gratuitos
O direito a medicamentos gratuitos aos idosos, principalmente os de uso contínuo, também está assegurado pelo Estatuto do Idoso. Por corresponder a uma lei federal, o direito é aplicável em todo o Brasil.
Atendimento preferencial no Serviço Único de Saúde (SUS) e outros órgãos públicos
O SUS, assim como outros órgãos públicos e privados, precisa realizar o atendimento preferencial e prioritário aos idosos de acordo com a determinação no Art. 3º do Estatuto do Idoso. Vale ressaltar que aqueles maiores de 80 anos possuem a superprioridade.
Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Previsto na Constituição Federal, o BPC garante um salário mínimo mensal para as pessoas com algum tipo de deficiência e ao idoso com idade maior que 65 anos e que comprove não possuir meios de receber ajuda de sua família ou por conta própria.
LEIA TAMBÉM: Quais idosos têm direito a gratuidade ou descontos em viagens? Confira!
Gratuidade em transporte público
Esse direito do idoso é bastante simples e muitos utilizam no dia a dia: basta a pessoa apresentar um documento pessoal que consiga comprovar a idade. Em alguns casos, a lei estipula a gratuidade a partir de 65 anos. Entretanto, alguns estados oferecem a isenção para aqueles que possuírem a idade a partir de 60 anos.
E aí, já conhecia algum desses direitos? Não deixe de conferir outros artigos similares a este aqui no Rotas de Viagem!