Com que frequência devo escovar os dentes do meu pet? Saiba se está fazendo certo!

A escovação não deve ser excessiva, pois pode prejudicar a saúde do seu pet

Você possui um animal de estimação? Seja um cão ou um gato, é necessário tomar vários cuidados com a higiene do seu animalzinho. Assim como as crianças, é importante escovar os dentes do seu cão ou gato.

A gengiva do seu animal precisa estar higienizada, isso pode poupar muitos problemas sérios de saúde, por isso a necessidade de escovação. Por outro lado, porém, é importante utilizar os produtos corretos se você deseja fazer isso da forma adequada.

Para saber mais detalhes a respeito da escovação canina e felina, continue lendo este artigo.

Escovação dentária de gatos e cachorros: Confira os detalhes!

A frequência indicada para a escovação dentária do seu bichinho é de duas a três vezes por semana e, pelo menos uma vez por ano, levá-lo a um profissional para realização de uma limpeza completa.

É claro que a primeira escovação pode ser bastante caótica, mas existem meios de melhorar essa experiência e você precisa atentar-se para isso.

Primeiro, é de extrema importância o uso de produtos específicos para o seu animal, isto é, compre uma pasta de dentes para cachorros e/ou gatos. O produto idealizado para os humanos pode gerar desconforto estomacal e algum tipo de dano colateral ao seu bichinho.

LEIA MAIS:

Outro ponto de relevância são as escovas de dentes. Assim como a pasta, não é indicado o uso de escovas humanas para realização do processo. Opte por comprar uma escova com cerdas mais macias e de tamanho menor.

Além disso, na prática, você pode começar colocando o seu animalzinho em uma posição confortável e massagear os lábios, gengivas e dentes, usando apenas os dedos em movimentos lentos e circulares, por 60 segundos. Até que o animal se sinta à vontade com esse processo, repita 2 vezes ao dia antes de iniciar o uso da escova e pastas.

Após o período adaptativo de massagem com os dedos, apresente aos poucos a pasta de dente que você escolheu para o animal. Dessa forma, ele vai familiarizar-se com o cheiro e sabor e não vai rejeitá-la tanto na hora da escovação. O ideal é que você coloque a quantidade do tamanho de uma ervilha nos dedos e ofereça ao animal.

Após esse processo, é só partir para a escovação. Lembre-se de fazer movimentos circulares, pequenos e lentos. Limpe intervaladamente, pois o animal não se sentirá confortável em ficar por muitos minutos nesse processo. A cada lado da boca escovado, conceda 10 segundos de pausa para o seu bichinho e pronto!

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também