Cuide da saúde do seu pet: 11 dicas para prolongar a vida do seu cachorro

Dicas de especialistas sobre o que fazer para seu cachorro viver mais e passar muito tempo com seu melhor amigo

Quem tem bicho de estimação, com certeza, sabe que o desejo é que o pet viva para sempre. Porém, infelizmente a ciência ainda não conseguiu descobrir fórmulas que o faça eterno. Mas, dá para saber o que você pode fazer para seu cachorro viver mais. 

O que você pode fazer para seu cachorro viver mais

Cuidar da saúde do seu pet, evitar acesso à rua e brincadeiras frequentes estão entre os cuidados que você pode fazer para seu cachorro viver mais. Não só doguinhos, como gatos, também! 

Cuidado com o peso do seu pet

Sem dúvidas, você já deve ter visto vídeos e fotos de cães e gatos bem gordinhos pela internet. E, até achado fofo. Mas, saiba que o excesso de peso não é nada saudável para animais de estimação. 

A gordura pode provocar problemas digestivos, na articulação, nos sistemas urinário e até respiratório. Só para ilustrar, a obesidade reduz o tempo de vida dos pets em até dois anos e meio.  

LEIA MAIS: 4 benefícios de ter um cachorro em casa segundo a Ciência

Não dê petiscos em excesso

Ainda que eles adorem, os petiscos não devem ser oferecidos aos cachorros com muita frequência. O índice calórico deste alimento equivale, às vezes, ao que deveria ser consumido durante todo o dia. 

Evite o acesso à rua

Apesar do senso comum, animais domésticos não devem ter acesso à rua desacompanhados. Fora de casa, ficam expostos a atropelamentos, envenenamentos e, infelizmente, a própria maldade humana. 

Logo, uma das coisas que você pode fazer para seu cachorro viver mais é mantê-lo em casa. Mas, claro, levando-o para passear e brincar no parque. Essa medida vale, a propósito, principalmente para gatos. 

Não o deixe entediado

Você gosta de ficar preso ou presa dentro de casa o dia todo? Especialmente, sem fazer nada de interessante? Pois é, seu cão também não! Por isso, estimule-o com brinquedos interessantes e que, principalmente, desenvolva seus instintos. 

E, apesar de não ser nada recomendável deixá-lo sair para brincar na rua sozinho, leve-o para correr e fazer suas caminhadas diárias. Isso rende uma qualidade de vida considerável.

O que você pode fazer para seu cachorro viver mais? Castração!

A castração não é, de forma alguma, um ato de crueldade, mas de amor. Só para ter uma ideia, cadelas castradas vivem, em média, 26% mais, enquanto machos têm sobrevida 14% maior. A esterilização também previne vários tipos de câncer reprodutivo.

LEIA TAMBÉM: Quer um cachorro que só sabe amar? Conheça algumas das raças mais dóceis do planeta!

Fique atento aos sinais de tumores malignos

O câncer é a principal causa de morte em cães, principalmente quando passam dos dez anos de idade. Por isso, é muito importante ficar atento a sinais na pele ou carocinhos suspeitos, por exemplo.

Felizmente, a medicina veterinária tem procedimentos muito eficazes para o tratamento do câncer. E, da mesma forma que nos humanos, quanto mais cedo o tumor for detectado, maiores as chances de cura. 

Mas, a verdade é que, mais importante do que detectar precocemente, é fazer o possível para evitar a doença. Por isso:

  • evite expor seu pet a toxinas, como pesticidas e fumaça de cigarro
  • não deixe seu animal, principalmente os de pele mais clara e pelos ralos, ficar muito tempo no sol 
  • cuidado com os alimentos gordurosos

São cuidados simples que, embora não sejam 100% eficazes, ajudam a reduzir as chances da doença.  

Tratamento a doenças renais é uma das coisas a fazer para seu cachorro viver mais

As doenças renais, além do câncer, estão entre os principais fatores letais entre animais de estimação, principalmente, cães e gatos machos. Observe atentamente qualquer sintoma ou mudança de comportamento, como alteração no xixi e até reclamações ao urinar.   

Hidratação sempre!

Falando em doenças renais, outra atitude importante para seu cachorro viver mais é mantê-lo sempre hidratado. O mesmo vale para os gatinhos. Deixe mais de uma vasilhinha de água espalhada pela casa, sempre fresquinha, facilitando o acesso.  

Cuide da alimentação para seu cachorro viver mais

Da mesma forma que a água, cuidar da alimentação é fundamental para estender a longevidade do seu pet. Porém, não saia comprando rações especiais conforme a idade ou porque acha que o animal está gordinho. 

A alimentação adequada varia segundo a raça, idade, peso e até outras questões de saúde. Por isso, siga sempre as orientações do veterinário ou veterinária.

LEIA TAMBÉM: 5 raças de cachorros que os brasileiros adoram ter em casa

Vá sempre ao veterinário

Um dos cuidados que você precisa ter com a própria saúde é ir ao médico regularmente para os devidos check-ups, né? Como doguinho e gatíneo, não é diferente! O bichinho também precisa fazer exames de sangue, entre outros diagnósticos para confirmar se está tudo bem com sua saúde. 

O ideal é levar animais mais jovens, pelo menos, uma vez ao ano, enquanto sêniores devem ir a cada seis meses. 

Muito amor e atenção

E, por último, mas inegavelmente mais importante: dê muito amor e carinho! Você é a chave definitiva para a longevidade do seu animal de estimação. Cães e gatos cujos tutores e tutoras lhes dão tempo e atenção consistentes são mais saudáveis ​​a longo prazo. 

Ou seja, o que você pode fazer para seu cachorro viver mais, assim como o gatinho, é estimulá-lo mentalmente, fazer exercícios e promover brincadeiras interativas. Sem falar naquele colinho e afago que ele tanto ama. 

Gostou das dicas? E, se ainda não tem um pet, confira os benefícios de ter um cachorro em casa.

Você pode gostar também