Afinal, por que endireitar o assento do avião em pousos e decolagens? Veja o verdadeiro motivo!
Esta medida salva a sua vida em momentos delicados para a aeronave.
Em uma viagem de avião, você já se sentiu incomodado pelo comissário pedir para você ajeitar sua poltrona? Tanto na decolagem quanto na aterrissagem, assim como em momentos de longa turbulência, essa advertência costuma ocorrer.
Embora pareça algo de pouca importância, existe um motivo válido por trás do pedido. Assim, a seguir, saiba por que endireitar o assento do avião é muito importante.
Por que devo colocar o assento do avião em posição vertical quando solicitado?
Durante o voo, podemos passar longos minutos ou horas sentados do jeito que quisermos. Nesse caso, o único limite é respeitar o espaço dos outros tripulantes que estão ao nosso redor.
LEIA MAIS: Este é o pior lugar para se sentar em um avião, dizem especialistas
Mas é importante não reclamar quando há a solicitação firme dos comissários de que é preciso se endireitar em determinados momentos. Afinal, o pedido não se trata de uma simples implicância.
Deslocar seu assento um pouco para trás ou para frente e ficar em posição reta é uma medida de segurança. Isso faz parte da evacuação eficaz, ou seja, da saída de emergência caso algum acidente aconteça.
Além da saída pelo corredor até as portas, existe a possibilidade de sair pela lateral, partindo do assento da janela. Portanto, se os assentos não tiverem em posição adequada, será impossível que os tripulantes das janelas acessem o corredor em caso de urgência.
Parâmetros de segurança
A prova de evacuação rápida, considerando a saída pelo assento da janela, é obrigatória desde 1967 pelas convenções mundiais de aviação. A avaliação é feita em todas as companhias aéreas em uma simulação de acidente real, onde as saídas precisam funcionar perfeitamente. E, mais ainda, ela deve ocorrer em um tempo recorde: menos de 90 segundos.
LEIA TAMBÉM: Trocar de assento em avião é permitido? Saiba quando isso não é verdade!
Se a razão de endireitar o assento em certos momentos está explicada, e quanto à postura reta? Neste caso, a explicação tem a ver com a visão privilegiada dos comissários em momentos de emergência. Como são socorristas aéreos, esses funcionários precisam de um campo de visão claro para redirecionar os tripulantes em um momento delicado em que todos precisem de ajuda.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!