Café de jacu: um dos mais caros e raros do mundo tem história curiosa!

Ideal para consumidores excêntricos, a produção do raro café de jacu é surpreendente.

O Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo, e os seus grãos são apreciados por ter sabor e aroma únicos. O café de jacu, cujo nome vem de um pássaro nativo do país, é um dos cafés mais caros do mundo. Além disso, ele se destaca pelo processo de produção peculiar.

Neste artigo, vamos explorar a história por trás do café de jacu e o que o torna tão especial.

A história do café de jacu

Como mencionado, o nome do café vem do pássaro jacu — nativo da Floresta Tropical brasileira. Este pássaro desempenha um papel importante na produção da bebida, pois se alimenta dos frutos maduros de café e suas enzimas digestivas degradam a polpa. Por fim, o jacu expele em suas fezes o grão do café envolto por uma película. Este processo cria um perfil de sabor único nos grãos.

A colheita dos grãos de café nas fezes do animal é realizada manualmente. Em seguida, os grãos são lavados, selecionados e torrados em pequenos lotes para realçar seus sabores e aromas específicos. Todo o processo é extremamente minucioso, dando origem a um café extra premium exclusivo.

LEIA MAIS:

O café jacu está disponível em diversas variedades, incluindo torrado médio, torrado escuro e descafeinado, cada uma com o seu próprio perfil de sabor distinto. Para experimentar esta iguaria, é preciso estar disposto a desembolsar uma quantia considerável de dinheiro, visto que 1 kg desse café pode custar até R$ 1.000.

Ave jacu

Você certamente deve estar se perguntando como o pássaro jacu entrou no processo de produção do café. Isso ocorreu bem antes da relação amigável e lucrativa entre as fazendas de café e os jacus — esta espécie era considerada uma praga, pois invadia os cafezais, comia os frutos e destruía as plantações.

Buscando alternativas para o convívio pacífico, um fazendeiro se inspirou no processo de produção do café Kopi Luwak, na região de Sumatra, cujos grãos são extraídos das fezes de gambá. A ideia deu certo e originou um café com qualidades excepcionais, e assim nasceu o café de Jacu. Vale lembrar que o jacu é uma ave ameaçada de extinção, o que torna o café ainda mais precioso.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também